5 formas de poupar gasolina que não conhecias

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Andar de carro de um lado para o outro faz parte do dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, certamente sabes que o preço dos combustíveis tende a ser um problema, principalmente para quem faz mais quilómetros.

Assim sendo, para que consigas economizar o máximo de gasolina ou gasóleo que conseguires, damos-te 5 dicas, com base nas sugestões do Automóvel Club de Portugal (ACP).

1. Fecha as janelas em velocidades altas

Pode parecer estranho, mas fechar as janelas pode ajudar a gastar menos combustível nas tuas viagens de carro. Quando andas com os vidros abertos, especialmente a velocidades elevadas, há uma perda de aerodinâmica.

Já em condução citadina, é expectável que abrir as janelas não seja um problema e possa até ser recomendado. Este procedimento ajuda a que o depósito não esvazie tão depressa.

2. Estaciona à sombra

“Então se o carro está parado, fico sem gasolina na mesma?”. Possivelmente, é esta a questão que te estás a colocar, neste momento. De acordo com o ACP, principalmente em dias de sol, é muito importante fugir o máximo possível do sol.

Isto porque o combustível tende a evaporar com o calor, o que, obviamente, nós não queremos que aconteça. Por isso, a recomendação é procurar um ambiente fresco para deixar o carro.

Combustivel

3. Suavidade no acelerador

Andar na estrada por vezes é stressante, mas certifica-te que nunca pressionas com demasiada força o acelerador. Sabias que “uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%”?.

Por falar em acelerador, este também é uma boa forma de travar. Se vais a uma velocidade superior à que desejas, experimenta não usar o travão e, simplesmente, tirar o pé do pedal da direita. Podes poupar 2% de combustível, com esta simples prática.

4. Usar a marcha-atrás o mínimo possível

A marcha-atrás é um recurso super importante e todos sabemos disso. No entanto, como refere o ACP, esta é uma das mudanças que gasta mais combustível, por isso deve ser usada só em recurso.

Principalmente ao estacionar, tenta evitar ao máximo fazer grandes manobras. Quanto mais simples for a tua condução, melhor amigo estarás a ser da tua condução.

5. Verificar a pressão dos pneus

A pressão dos pneus é um aspeto que também deves ter em conta, quando pensas em economizar o máximo dinheiro possível em gasolina. Segundo a Mile 21, especialista em automóveis, baixa pressão nos pneus pode resultar num aumento de consumo até 2%.

Podem parecer “migalhas”, mas ao final de alguns meses faz a sua diferença. No caso de teres intenção de mudar os pneus, deves sempre optar por aqueles que têm rótulo energético A ou B.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.