Find My Device para Android vai receber uma novidade muito aguardada

Carlos Oliveira
Comentar

Tal como a Apple, também a Google oferece um serviço que permite aos utilizadores de smartphone Android localizar o seu equipamento perdido. Falo da rede Find My Device que, em breve, irá receber uma excelente novidade para todos os utilizadores.

Futuramente, este serviço poderá operar mesmo sem uma ligação à internet ativa. Isto significa que conseguirás localizar o teu smartphone Android mesmo que este não esteja ligado à rede.

Find My Device utilizará dispositivos nas redondezas para localizar um smartphone

Atualmente, a rede Find My Device da Google distancia-se da oferta da Apple pelo facto de requerer uma ligação à internet ativa para localizar o teu equipamento perdido. Contudo, essa limitação vai acabar mesmo por desaparecer para satisfação dos utilizadores.

Find My Device

A confirmação desta novidade foi encontrada nas notas de atualização de dezembro do Google Update. Lá podemos ler: "Find My Device agora oferece suporte a relatórios encriptados da última localização conhecida para dispositivos Android, usando uma nova estrutura com foco na privacidade."

Isto significa que equipamentos com ligação Bluetooth perto do teu smartphone perdido poderão ajudar a localizá-lo. Este é o mesmo funcionamento providenciado pela rede da Apple ou Samsung onde os seus equipamentos servem de localizadores.

Tal como a Google refere, estes dados serão totalmente encriptados para assegurar a privacidade de todos os envolvidos. Ademais, os dispositivos nas redondezas não saberão onde se encontra o teu smartphone. Apenas a Google receberá essa informação.

Perante estes detalhes, interroga-se o que acontecerá à rede fornecida pela Samsung para os dispositivos Galaxy. Continuarão estes a utilizar a rede de localização atual ou todos os dados serão migrados para o Find My Device presente no Android?

Todos os pormenores serão certamente esclarecidos assim que a Google disponibilize as novidades a todos os utilizadores Android. Ainda não sabemos quando isso acontecerá, mas devido à magnitude da novidade, esta poderá ser incluída no lançamento do Android 14.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.