Por alguma razão, a Google demorou 5 anos a implementar uma funcionalidade básica que são os widgets. Estes pequenos atalhos de aplicações são comuns nos smartphones e em outros sistemas operativoas para wearables.
Numa publicação em blog, a Google anuncia que vai adicionar uma função chamada Tile ao Wear OS. Esta funciona adicionando atalhos cujo utilizador pode fazer swipe para passar de uma para a outra.
Apesar de ter um nome diferente, são obviamente widgets pois são mini versões de aplicações com alguma informação. A Samsung possui um sistema semelhante nos seus Galaxy Watch com o Tizen.
Até mesmo nos Apple Watch encontras este tipo de widgets. Verdade seja dita, era possível ter widgets no Wear OS através de apps de terceiros. No entanto, nada como ter a função de forma nativa, embora tardia.
Com o Wear OS, todos os minutos contam
A Google até achou necessário lançar um vídeo promocional sobre o Wear OS, dando enfãse aos Tiles. No vídeo vemos widgets de exercício físico, calendário e outras actividades que podem ser dinamizados por um smartwatch.
Apesar deste atraso óbvio. a Google tem vindo a melhorar a interface do Wear OS nos últimos meses. A compatibilidade com o Assistente Google foi bastante melhorada, por exemplo.
Os novos Tiles irão começar a ser enviados através de uma atualização durante o mês de maio. A Google salienta que algumas funções podem diferenciar de acordo com o telemóvel, sistema operativo, smartwatch ou país.
É claro que isto significa que o utilizadores de iPhone vão ter uma experiência inferior. Seja como for, mais vale tarde do que nunca e este tipo de implementações são sempre bem-vindas.
Editores 4gnews recomendam:
- Snapchat pretende tornar-se uma plataforma de gaming
- Xiaomi tem uma ventoinha que vais querer neste Verão
- Facebook começa a receber uma grande mudança de design