8 filmes sobre IA que hoje em dia estão bem próximos da realidade

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 5 min.

Com o constante e rápido crescimento das ferramentas de Inteligência Artificial, deparámo-nos com notícias que parecem ter saído diretamente de filmes. Para entrar nesse clima, selecionamos 8 filmes incríveis sobre IA. Aviso: alguns deles hoje podem ser vistos quase como títulos de terror.

Para te envolveres no clima, também listamos notícias (quase todas já de 2024) que podes ler antes de conferir o filme. Ah, a imagem de capa deste artigo foi feita com IA.

1. Ex-Machina (2015)

filmes IA

O jovem programador Caleb Smith (Domhnall Gleeson) ganha um concurso para fazer uma visita à luxuosa e isolada casa do CEO da empresa na qual trabalha, Nathan Bateman (Oscar Isaac). O ambiente é frio, tecnológico e estranho. Nathan vive com a silenciosa serva Kyoko e revela a Caleb que construiu um robô humanoide com IA, a Ava (Alicia Vikander).

Ava mostra-se genuinamente capaz de pensar e ter consciência. Encantado por ela, Caleb começa a questionar os princípios de Nathan. Mas será possível estabelecer uma relação com Ava, mesmo sabendo que ela é artificial?

Onde ver: Prime Video
Notícia que faz lembrar o filme: Conhece Alba Renai: a primeira apresentadora de IA em Espanha

2. Her (2013)

filmes IA

Este filme de comédia dramática, ficção científica e romance acompanha Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um homem que desenvolve uma afeição e uma relação pessoal com o sistema operacional/assistente virtual do seu computador (OS).

Semelhante a assistentes como Siri, Alexa e Google Assistant, a personagem tem uma voz feminina e personalidade própria. O filme ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o Critics' Choice Award na categoria de Melhor Argumento Original.

Onde ver: Prime Video (on demand)
Notícia que faz lembrar o filme: Mulher vai casar-se com um holograma de IA numa cerimónia excêntrica

3. Eu, Robô (2004)

filmes IA

No ano de 2035, os robôs humanoides servem os humanos em diferentes áreas. O detetive Del Spooner (Will Smith) é chamado para investigar a morte de seu velho amigo, o Dr. Alfred Lanning (James Cromwell), um funcionário da empresa US Robotics.

O que estava a ser apontado como um suicídio torna-se uma investigação para descobrir se um robô chamado Sonny foi capaz de quebrar as Três Leis da Robótica, que ditam que os robôs não podem prejudicar os humanos

Onde ver: Disney Plus
Notícia que faz lembrar o filme: Tens de conhecer os futuros "empregados" da Mercedes: são robots!

4. AI: Inteligência Artificial (2001)

filmes IA

Este filme foi dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Haley Joel Osment e Jude Law. A trama acompanha o pequeno David, o primeiro menino-robô programado para amar. No início da história, ele é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa.

Contudo, uma série de circunstâncias inesperadas muda por completo a vida de David. No seu caminho solitário para encontrar seu lugar no mundo, o menino-robô não encontra aceitação total entre os humanos ou as máquinas.

Onde ver: Google Play (on demand)
Notícia que faz lembrar o filme: Novo robô IA quer conquistar as pessoas criando empatia

5. Blade Runner (1982)

filmes IA

Um clássico do cinema, esta obra de Ridley Scott foi estrelada por Harrison Ford. O icónico ator vive o desgastado policial Rick Deckard, numa Los Angeles de 2019. Neste futuro distópico, humanos sintéticos conhecidos como "replicantes" são alterados e orientados pela poderosa Corporação Tyrell para trabalhar em colónias espaciais.

Um grupo de "replicantes" avançados acaba por escapar de uma das colónias e volta à Terra. Agora Rick Deckard tem que os caçar.

Onde ver: Google Play, YouTube e Apple TV (todos on demand)
Notícia que faz lembrar o filme: Elon Musk prevê que a IA ultrapassará a inteligência humana mais rápido que imaginas

6. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

filmes IA

Este filme clássico acompanha quatro histórias diferentes, mas interligadas por mistérios do espaço que envolvem um monólito. Alguns dos temas abordados no decorrer das quatro partes são evolução humana, inteligência artificial, existencialismo, tecnologia e vida extraterrestre.

Considerado um dos melhores e mais influentes filmes já feitos, a obra é lembrada por seu pioneirismo em efeitos especiais, as imagens que beiram o surrealismo e o seu realismo científico.

Onde ver: HBO Max e Prime Video
Notícia que faz lembrar o filme: Avatar IA nas reuniões por ti? Até ao fim do ano pode ser possível

7. Matrix (1999)

filmes IA

Outro filme que marcou a história do cinema como um todo e o género de ficção científica. Matrix passa-se num futuro cyberpunk distópico no qual a realidade vivenciada pela maioria dos humanos, na verdade, é uma simulação chamada Matrix, criada por máquinas que subjugam a população humana.

A trama segue o programador e cybercriminoso Neo, que acaba por unir-se à rebelião contra as máquinas. Ganhou 4 Óscares e foi sucesso de bilheteira, a obra foi selecionada para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo".

Onde ver: HBO Max e Prime Video
Notícia que faz lembrar o filme: Estudo coloca bebé com câmara na cabeça para ensinar IA

8. Terminator 2

filmes IA

Este filme de ação e ficção científica foi produzido e dirigido por James Cameron e protagonizado por Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton. Segundo filme da franquia Terminator, a obra mostra Sarah Connor e seu filho John mais uma vez em perigo ao serem perseguidos por um novo e mais avançado Exterminador: o T-1000.

O T-1000 é uma máquina feita de metal líquido capaz de se transformar em qualquer ser vivo. Ele foi enviado do futuro para matar John e impedir que ele se torne o líder da resistência humana contra as inteligências artificiais do futuro.

Onde ver: HBO Max e Prime Video
Notícia que faz lembrar este filme: Elon Musk partilha vídeo do robô Optimus a andar com "esqueleto" à mostra

Bónus: Big Hero 6 (2014)

filmes IA

Para finalizar a lista a lembrar-vos que a IA também tem um lado promissor e positivo, trouxemos um vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Na fictícia cidade de San Fransokyo, o jovem Hiro Hamada partilha do fascínio por tecnologia com seu irmão mais velho, Tadashi. Quando Tadashi morre, contudo, o menino precisa enfrentar a dor e novos desafios.

Para a sua surpresa, ele acaba por contar com Baymax, um simpático robô insuflável construído por Tadashi como um assistente médico. Hiro acaba por unir-se aos companheiros de laboratório de seu irmão, cada um com expertise em uma área de tecnologia. Juntos, eles precisam enfrentar uma possível conspiração.

Onde ver: Disney Plus
Notícia que faz lembrar este filme: Nova era na saúde: Robô-cuidador pode ajudar pacientes a vestirem-se

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.