Fast Camera: uma das apps com mais downloads é uma fraude!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Por vezes há fenómenos de popularidade na Google Play Store que não correspondem à realidade. Um desses é o Fast Camera, que aconselhamos vivamos que não instales no teu telemóvel.

A Fast Camera ocupa de momento o 9º lugar nas apps mais populares em Portugal. Na categoria de fotografia, inclusive, esta app está em primeiro como mais popular, ultrapassando o Adobe Lightroom ou Layout do Instagram.

Afinal, o que possui esta app de tão atraente? Absolutamente nada infelizmente, para quem perdeu tempo a explorá-la. É só mais uma aplicação com interface de câmara que não traz quaisquer novidades ou funcionalidades que cativem o utilizador.

Após experimentar o Fast Camera, fiquei confuso com o menu. O mesmo inclui definições típicas que já encontras na câmara de origem da maioria dos smartphones. Tudo isto envolto num interface nada apelativo ou com design contemporâneo.

Os comentários dos utilizadores dizem tudo

Uma boa prática antes de instalares qualquer aplicação é pesquisares algum feedback. O indício mais óbvio de que a Fast Camera é uma app de baixa qualidade está nos comentários feitos pelos utilizadores da PlayStore.

São 14 comentários e nenhum deles é positivo. Contudo, podemos notar um padrão ao analisar o que as pessoas disseram sobre a Fast Camera. Parece que circulou um anúncio da aplicação que prometia alterar a cara das pessoas ou criar emojis personalizados.

Como é óbvio, nada disso se concretizou, gerando uma enorme insatisfação por parte dos utilizadores. Atualmente a app conta com uma pontuação miserável de 1.5 estrelas, embora continue a ocupar o 1º lugar em Fotografia.

A Fast Camera pode ser uma fraude

É necessário exercer alguma cautela com este tipo de aplicações. Já chegámos à conclusão que é obviamente um caso de publicidade enganosa. Contudo, este tipo de apps pode ter intenções mais maliciosas.

O anúncio falso foi possivelmente pago para colocar a app em circulação, incentivando o seu download. Um possível objetivo para tal pode ser fazer dinheiro mas a app não exibe anúncios.

Assim sendo, embora não haja forma de sabermos para já, pode tratar-se de uma fraude para recolher dados dos utilizadores. A aplicação pede-te as permissões de câmara e acesso a ficheiros.

Estas são apps de Fotografia que realmente valem a pena

One S10 Camera - Esta app oferece-te uma câmara com interface muito parecida à do Samsung Galaxy S10. Funciona bastante bem e possui as características familiares da interface da família Galaxy.

Glitchy - Caso aprecies efeitos VHS retro ou filtros psicadélicos, esta app é para ti. Os filtros são aplicados de imediato e abrem a possibilidade a criar vídeos e fotos bastante criativos.

Snapseed - É possível que já conheças o Snapseed. Este é um dos editores de fotografia mais completos na Play Store, cortesia da Google. A interface é das mais intuitivas que podes encontrar.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.