Facebook volta a fazer asneira! 267 milhões de utilizadores com dados privados expostos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com notícias reveladas ontem, o Facebook está extremamente ocupado com o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo, que lhe poderá dar independência do Android. No entanto, parece que acabaram por descuidar uma vez mais nas suas medidas de segurança.

A empresa de segurança Comparitech e o investigador Bob Diachenko afirmam ter encontrado uma base de dados que continua Facebook IDs, números de telefone e nomes de mais de 267 milhões de utilizadores. O mais grave é que, esta base de dados não tinha qualquer tipo de proteção, estando disponível para livre acesso.

Informação privada dos utilizadores esteve disponível durante mais de 2 semanas

Assim que se depararam com esta base de dados, Diachenko notificou de imediato a empresa responsável pelo servidor onde estava alojada. No entanto, revela que demorou pelo menos duas semanas até que esta removesse as informações. Além disso, a lista estava também disponível para download num site dedicado a hackers.

Esta não é a primeira vez que os utilizadores do Facebook vêm as suas informações privadas expostas online. No entanto, apesar de não ser a fuga de informação mais detalhada, é uma das que mais utilizadores afetou. Este ano, foram já quase 500 milhões de utilizadores do Facebook que tiveram os seus dados expostos.

Curiosamente, parece que a rede social continua a apostar no mesmo tipo de resposta para este tipo de incidente. Afirmando que o "mais provável" é que estas informações tenham sido obtidas antes de terem sido feitas algumas alterações de segurança há alguns anos. Sinceramente, parece ser uma desculpa esfarrapada.

Mesmo que não coloque em risco o acesso dos utilizadores às suas contas e que muitas das informações possam estar desatualizadas, a presença de 267 milhões de números de telefone é uma verdadeira mina de ouro. Por exemplo, pode ser utilizada para vários tipos de "campanhas de phishing".

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram proíbe influencers de promover "vaping", tabaco e armas
  • Facebook quer ser independente do Android. Entende como
  • Facebook faz compra decisiva para se tornar referência no cloud gaming
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.