Em 2016 a rede social Facebook trouxe para o seu Messenger a possibilidade de receber e enviar mensagens de texto (SMS) através da própria plataforma. Desde então, caso assim quisessem, podiam usar o Facebook Messenger como gestor de mensagens.
Certamente já se terão deparado com esta funcionalidade quando instalam pela primeira vez a aplicação do Facebook, ou do Facebook Messenger nos respetivos dispositivos. Após a primeira abertura e login, o utilizador é convidado a usar este serviço da rede social.
Deixarás de poder usar o Facebook para gerir as SMS
Agora, para os utilizadores que tiram efetivamente partido desta funcionalidade temos más notícias. A decisão foi anunciada pela própria tecnológica norte-americana, dando conhecimento da sua descontinuação já no próximo mês. Mais concretamente, a 28 de setembro.
"Se utilizares o Messenger como a app de mensagens SMS predefinida para o teu dispositivo Android, quando atualizares a app depois de 28 de setembro de 2023, tem em atenção que já não vais poder utilizar o Messenger para enviar e receber mensagens SMS enviadas pela tua rede móvel.", aponta a própria plataforma.
Terão que optar por outra app de gestão de SMS
"Vais continuar a poder enviar e receber mensagens SMS através da tua rede móvel, bem como aceder ao teu histórico de mensagens SMS, através da nova app de mensagens predefinida do teu telemóvel."
"Se não escolheres a tua própria app de mensagens predefinida, as tuas mensagens SMS vão automaticamente para a app de mensagens predefinida do teu telemóvel. Por exemplo, a app de mensagens do Android."
Fim do serviço agendado para o dia 28 de setembro
Como alternativa indicamos a aplicação Mensagens, da Google - grátis na Play Store - pela facilidade de utilização, versatilidade e suporta para RCS, o mais recente padrão de comunicações encriptadas. É uma alternativa sólida e, aliás, já presente por predefinição em vários dispositivos móveis Android.
Por outro lado, os utilizadores iOS não terão qualquer problema em usar a iMessage da Apple. Por fim, o grupo Meta não justificou o porquê desta decisão que colocam um fim à funcionalidade lançada em 2016.
Em todo o caso, para os serviços rivais da Google e outras concorrentes, a "perda" do Facebook acabará por ser o seu ganho em novos utilizadores.
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