Facebook Messenger e Instagram recebem funcionalidade copiada do Snapchat!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook continua a desenvolver novas funcionalidades para as suas plataformas de mensagens e, a mais recente é a "Vanish Mode". Esta funcionalidade já está a ser disponibilizada para o Messenger e Instagram, sendo obviamente copiada da rival Snapchat.

Esta não é a primeira vez que o Facebook se inspira no Snapchat para novas funcionalidades, mas desta vez foi demasiado óbvio. O "Vanish Mode" traz para o Messenger e Instagram a funcionalidade base do Snapchat, mensagens que desaparecem depois do utilizador as abrir.

Como vai funcionar o Vanish Mode no Messenger e Instagram

Introduzido como parte do programa de integração das duas plataformas de mensagem, o "Vanish Mode" vai funcionar de uma forma bastante simples. Vais poder enviar mensagens de texto, emojis, fotos, GIFs, mensagens de voz e stickers, tendo a garantia de que estas irão desaparecer após serem vistas e o recetor abandone o chat.

A única diferença clara entre a funcionalidade presente no Snapchat é que, nas aplicações do Facebook não estará ativa de forma padrão. Ou seja, se quiseres utilizar o "Vanish Mode", vais ter de um ativar nas definições.

Uma vez iniciado o novo modo, todo o tema da aplicação fica automaticamente escuro (caso não tenhas o Dark Mode ativo) e vais ver um botão permanente no topo do ecrã, onde poderás desligar o "Vanish Mode".

Como medida de segurança, tal como acontece no Snapchat, o Facebook confirmou que sempre que alguém fizer uma captura de ecrã o utilizador será alertado.

Este modo é certamente o que muitos utilizadores desejavam ter visto chegar ao WhatsApp, demonstrando de forma perfeita o porquê de toda a frustração com a recente funcionalidade.

Para já, o "Vanish Mode" está a ser disponibilizado globalmente, mas de forma faseada. Por isso, é possível que demore algum tempo até que fique disponível para todos os utilizadores em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp para empresas adiciona botão para compras! Solução ideal para lojas e clientes
  • WhatsApp: "lixo" enviado pelos teus amigos deixará de ser um problema!
  • Facebook para Android começa a receber funcionalidade muito pedida
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.