Facebook Messenger e Instagram com falhas severas na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A plataforma de mensagens instantâneas e comunicação está a apresentar falhas no serviço em grande parte da Europa, sentido-se também em Portugal. O mesmo cenário reflete-se ainda na rede social Facebook e Instagram, ambos com quebras detetadas.

Não há razões para alarme, mas caso também estejam a ser afetados pelas falhas, com a impossibilidade de enviar mensagens e outros conteúdos através da plataforma Messenger, não são os únicos. A quebra no serviço é generalizada na Europa.

O Facebook Messenger falhou na Europa

De acordo com os dados avançados pela plataforma DownDetector, as falhas fazem-se sentir tanto no Facebook Messenger como no Facebook, com o pico das ocorrências a dar-se perto das 10:00 da manhã em Lisboa, mais concretamente às 09:57 horas.

Apesar de Portugal não estar "pintado" no mapa de falhas no serviço, também sentimos dificuldades em comunicar através do Facebook Messenger. O serviço apresentava falhas na ligação à Internet, apesar da ligação à rede existir.

Já não é a primeira vez que os serviços do grupo Facebook apresentam falhas generalizadas na disponibilidade do serviço. Relembramos que tanto o Facebook, como o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp fazem parte do mesmo grupo.

O Facebook e o Instagram também estão com problemas na Europa

Acima podemos ver o alerta dado pela DownDetector, notificando os utilizadores, através da rede social Twitter, das falhas generalizadas dos serviços Facebook. Em Portugal o Messenger aparenta ser o serviço mais afetado, mas começam também a surgir relatos de problemas no Instagram.

Até ao momento o WhatsApp aparenta estar isento de falhas, com a plataforma de comunicações a operar normalmente. Entretanto, esperamos por algum cometário do próprio Facebook para aclarar a situação e tranquilizar os utilizadores.

No passado estas falhas prenderam-se com erros nos servidores do grupo Facebook, ou situações pontuais para manutenção dos mesmos e introdução de novas funções, contudo, para já não temos uma explicação para a situação relatada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Como ativar o Modo Escuro no Facebook para Android e iOS
  • 3 alternativas aos Apple AirPods Max por metade do preço!
  • Segue a 4gnews no Google Notícias e mantém-te a par das últimas novidades
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.