Facebook, Instagram ou WhatsApp apresentam falhas no serviço em Portugal

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A tarde desta segunda-feira (4) fica marcada, para muitos, pela instabilidade nas plataformas sociais detidas pelo grupo Facebook. Esta rede social, bem como o Instagram, WhatsApp e Messenger deixaram de funcionar em vários pontos do globo, inclusive Portugal.

Através da plataforma Downdetector podemos verificar a amplitude das queixas relativamente à inacessibilidade aos serviços referidos acima. Uma sintomática que atingiu o pico por volta das 16:45h em Portugal continental.

Falhas no Facebook são sentidas sobretudo na hweb

Foi a partir das 16:15h que se começaram a sentir os principais problemas no acesso às plataformas do Facebook. Confrontados com a impossibilidade de aceder aos serviços em questão, os utilizadores utilizaram a Downdetetor e outras plataformas para expressar o seu descontentamento.

Note-se que a maioria dos problemas foi reportada para versão web do Facebook, visto que a problemática é sentida com menor expressão nas plataformas móveis. Ainda assim elas existem, por isso, não é de estranhar caso a tua app não funcione devidamente.

Já no que concerne ao Instagram, WhatsApp ou Messenger, a maioria das queixas tem origem nas suas versões móveis. Estes reclamam de falhas no acesso aos respetivos servidores e do envio de mensagens para os seus contactos.

O WhatsApp é a plataforma que mais queixas regista na plataforma Downdetector, com as reclamações a atingirem um pico de 5617 à escrita deste artigo. Em seguida, temos o Facebook com um pico de 4145 queixas.

O Messenger é a plataforma que regista um menor volume de queixas, embora elas existam e sejam justificadas. Centenas de utilizadores deram conta da impossibilidade de aceder ao serviço, comprovando que o mesmo também é afetado pelas falhas técnicas.

Perante o sucedido, os utilizadores recorrem ao seu principal rival, o Twitter, para dar conta dos problemas sentidos. Além disso, houve quem não perdesse a oportunidade para satirizar a situação.

Por enquanto, ainda não sabemos o que motivou este apagão nas principais plataformas sociais da atualidade. Para as equipas técnicas da empresa fundada por Mark Zuckerberg, urge encontrar uma solução que solucione este contratempo.

Importa relembrar que esta é a segunda vez, em cerca de um mês, que as plataformas do Facebook mostram falhas no acesso aos serviços. Um cenário que talvez mereça ser alvo de reflexão pelos seus responsáveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch Series 7: marca já revelou quando chegará às lojas
  • Xiaomi dá-te prémios por tirares as melhores fotografias com os seus smartphones
  • Funcionalidade Play Something: deixa a Netflix escolher o que vais ver no teu equipamento Android
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.