Facebook gasta $400 milhões para trazer uma nova característica ao Instagram!

Filipe Alves
Comentar

Ontem referimos Facebook acaba de anunciar a compra do serviço Giphy por 400 milhões de dólares (369 milhões de euros). Contudo, faltava-nos saber a razão desta compra. Até porque o Facebook já utilizava o serviço do Giphy no Messenger e WhatsApp. Pois bem, parece que está tudo ligado ao Instagram.

O serviço Giphy dava a possibilidade aos utilizadores de armazenar, procurar e criar GIF's de forma simples e rápida. Aliás, este é provavelmente o serviço de GIF's mais conhecido e utilizado no mundo.

Facebook quer melhorar o Instagram com o Giphy

Instagram Facebook Giphy

Ao que parece, o objetivo passa por trazer uma integração mais firme entre a plataforma de GIF's e o Instagram. Segundo o Facebook, o serviço será integrado no Instagram Stories e nas mensagens privadas dos utilizadores.

Hungry Chips GIF by Awkwafina - Find & Share on GIPHY
Via Awkwafina

A compra deste serviço é mais válida que a construção de um novo. Ou seja, o serviço Giphy é basicamente uma das maiores livrarias de GIF's do mundo. Além disso, são milhares (ou milhões) de utilizadores que deliberadamente criam GIF's sem pedir nada em troca.

Facebook Messenger já tinha este serviço integrado

Facebook Messenger

Se usas o Facebook Messenger, este nome de "Giphy" não te é estranho. Isto porque todos os GIF's do Facebook Messenger são deste serviço.

E aí é que vês o quão este serviço do Giphy é seriamente melhor que a concorrência. Tenta adicionar um GIF pelo GBoard da Google e depois tira as conclusões.

Um investimento em GIF's a pensar no futuro

Os GIF's são os novos Emoji. Pessoalmente, sou um daqueles que procura o melhor GIF para a reação que tenho a ler uma mensagem. Aliás, fico bem triste quando um serviço de mensagens não me dá a possibilidade de o inserir de forma rápida (cof cof Slack).

Sinceramente, esperava mais que a Google comprasse o serviço que o Facebook. Isto porque a Google está finalmente a trazer RCS para a sua aplicação de mensagens e os GIF's são importantes para se distinguir da concorrência. Pois bem, parece que o Facebook levou a melhor desta vez!

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.