Facebook está a ser cada vez menos utilizado

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um relatório feito pela empresa de pesquisa de mercado eMarketer mostra um declínio na utilização do Facebook. Na verdade, a empresa prevê que toda a interacção com o site vai continuar a cair ou estagnar no futuro.

Utilizando os Estados Unidos como exemplo, o tempo diário passado no Facebook baixou de 41 minutos para 38 minutos em 2018. É esperado que em 2019 o tempo diário baixe para 37 minutos e assim se mantenha até 2021.

De acordo com uma das analistas do eMarketer, este declínio deve-se às mudanças no feed de notícias do Facebook. O mesmo tem vindo a reduzir o clickbait e conteúdos de terceiros. Contudo, tem-se verificado uma falta de popularidade com utilizadores mais jovens.

Uns minutos de redução diários podem parecer pouco mas para o Facebook, é preocupante. Afinal, a empresa retira a maioria das suas receitas dos anúncios exibidos na sua app principal. Para piorar a situação, o declínio está a aumentar no país onde a rede social é mais lucrativa.

O Facebook parece ter dado uma volta de 180 graus

Quando o Facebook começou a crescer em popularidade por volta de 2010, muitos utilizadores fizeram troça da rede social por ser demasiado 'profissional'. Ao contrários de outras redes como Hi5 e MySpace, o Facebook parecia ser respeitável o suficiente para atrair adultos e profissionais do mundo do trabalho.

Entretanto, essa onda começou a mudar de direcção. O Facebook tornou-se extremamente popular para jovens e ninguém conseguia viver sem a rede social. No entanto, nos últimos 2-3 anos, a rede social de Mark Zuckerberg tem perdido relevância com os jovens, um dos públicos mais lucrativos.

Atualmente, os jovens utilizam Instagram, Twitter, Snapchat e muitas outras apps que não são o Facebook. Quantas vezes não ouves a piada "Facebook? Só os meus pais é que utilizam isso!". Parece que esta rede social deu mesmo uma volta de 180 graus. Resta saber se alguma vez voltará a ser tão popular entre os jovens como outrora.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.