Facebook combate partilha de conteúdos desatualizados com nova funcionalidade!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Por vezes, o Facebook pode ser um local extremamente frustrante, especialmente porque não conseguimos controlar o que os nossos amigos partilham. Certamente que já aconteceu a praticamente todos os utilizadores, verem uma notícia com título muito interessante, que acabam por descobrir que foi escrita há longos meses e a sua informação já não é relevante.

Este é um problema que tem crescido exponencialmente, especialmente desde o início do ano com a chegada da COVID-19. Hoje em dia, são muitas as notícias partilhadas nas redes sociais que já estão seriamente desatualizadas e promovem a propagação de informações erradas sobre o vírus.

Agora, o Facebook está a implementar uma nova funcionalidade que vai alertar todos os utilizadores sempre que tentarem partilhar conteúdo com mais de 3 meses.

Facebook quer exterminar a propagação de notícias desatualizadas

Ainda que não possam proibir os utilizadores de partilharem conteúdo simplesmente por já ter mais de 90 dias, o Facebook vai passar a apresentar uma notificação pop-up para alertar os utilizadores. Uma vez apresentada esta notificação, ficarás alertado de que o conteúdo que estás a tentar partilhar é já bastante antigo, tendo depois a possibilidade de continuar com a partilha ou retroceder.

No entanto, ainda não ficou claro quais as situações concretas em que esta nova funcionalidade é ativada. Espera-se que a notificação seja apresentada quando um utilizador partilha uma publicação encontrada no Facebook, ou através da publicação direta de um link externo.

Cada vez mais, as redes sociais trabalham no sentido de criar ferramentas que protejam os seus utilizadores de conteúdo pouco fidedigno, e também "armas" de combate aos utilizadores que propositadamente partilham conteúdo pouco apropriado.

Por exemplo, o Twitter começou recentemente a testar uma nova funcionalidade que alerta os utilizadores antes de partilharem um artigo que nem sequer leram. Muitas vezes as pessoas partilham notícias e artigos com informações erradas, simplesmente pelo seu título, sem que muitas vezes tenham realmente lido o seu conteúdo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitter está a testar publicações de uma forma nunca antes vista!
  • WhatsApp: conversas vão ficar mais animadas! Sabe como
  • Reddit ganha modo de navegação anónimo
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.