Facebook afirma que o WhatsApp é impenetrável mas tudo aponta para o contrário!

Vitor Urbano
Comentar

Depois do iPhone de Jeff Bezos — CEO da Amazon e uma das pessoas mais ricas do mundo — ter sido hackeado, foram lançados vários ataques à aplicação de mensagens WhatsApp. As dimensões deste escândalo foram tão grandes que a própria ONU (Organização das Nações Unidas) revelou que todos os seus oficiais foram proibidos de utilizar a App.

Agora, foi a vez do Facebook se chegar à frente e defender a sua aplicação. Nick Clegg, um dos altos executivos do Facebook afirmou que o WhatsApp não foi responsável pela falha de segurança no iPhone, apontando a Apple como principal responsável.

"We're as sure as you can be that the technology of end-to-end encryption cannot be hacked into" - Facebook's @nick_clegg says he's "very, very confident" that Jeff Bezos wasn't hacked via Whatsapp #r4Today | @MishalHusain | https://t.co/NHsmYG4H4W pic.twitter.com/E4Cf4h1Viu

— BBC Radio 4 Today (@BBCr4today) 24 de janeiro de 2020

Facebook afirma que encriptação do WhatsApp é impenetrável

Durante uma entrevista à BBC, Clegg afirmou que a encriptação end-to-end utilizada no WhatsApp é impossível de hackear. Ainda que tudo indique que o iPhone de Bezos foi hackeado através de um vídeo enviado no WhatsApp, a falha de segurança explorada poderá ter sido no iOS.

O executivo do Facebook vai ainda mais longe e garante que o malware utilizado foi desenvolvido especificamente a pensar no sistema operativo iOS da Apple, para que conseguisse ganhar acesso ao iPhone em questão. Muito provavelmente, se um smartphone Android tivesse recebido o mesmo vídeo através do WhatsApp, nada teria acontecido.

WhatsApp FAcebook Apple

WhatsApp está a processar empresa que criou malware capaz de hackear a sua encriptação

Ainda que Nick Clegg tenha afirmado sem qualquer problema que o sistema de encriptação a ser utilizado é impenetrável, um "pequeno detalhe" aponta para o contrário.

Atualmente, o WhatsApp tem um processo judicial aberto contra a empresa israelita NSO Group, que alegadamente desenvolveu um malware que foi utilizado para hackear diversas contas do WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.