O segundo dia da Web Summit 2022 chegou ao fim, mas há muitas histórias que nos ficaram no ouvido. Foi um dia repleto de temas associados à tecnologia, como a crise carbónica e a saúde, o direito a brincar, a Fórmula 1 ou o turismo sustentável.
Com figuras de marcas icónicas como a Lego, a Apple, a Microsoft ou a Fórmula 1, este dia acaba por ser voltado para a sustentabilidade, para a crescente exploração do remoto e o inevitável metaverso.
Julia Goldin: o passado e o futuro da Lego
Julia Goldin, chefe global de produto do Grupo Lego, levou muitas das atenções da manhã deste segundo dia para o palco PandaConf. Uma marca com um histórico invejável de 90 anos, que quer manter-se culturalmente relevante e a inovar.
Esta conversa centrou-se nas metas criativas da Lego, e em como esta pode expandir a sua forma de contar histórias. Como seria de esperar, o metaverso esteve no centro da conversa, visto que a marca quer criar algo seguro para crianças, mas que também possa entreter adultos.
“Queremos assegurar que as crianças têm a oportunidade de fazer parte [do metaverso], e proteger o seu direito a brincar”, afirmou a executiva. Noutra conversa em que a executiva esteve envolvida, apontou 2025 como um ano onde se poderão esperar novidades neste campo.
Toto Wolff e o trabalho remoto na Fórmula 1
A Fórmula 1 é mais popular do que nunca. O fenómeno Drive to Survive elevou o reconhecimento do desporto, e Toto Wolff é uma das figuras por detrás desta popularidade. O CEO e líder de equipa da Mercedes-AMG PETRONAS Formula 1 Team era claramente dos oradores mais aguardados do dia, e esteve em palco com Oliver Steil, CEO do TeamViewer.
Desengane-se quem poderia pensar que esta conversa seria focada nos meandros da Fórmula 1, e nas possíveis tecnologias em que a equipa liderada por Toto Wolff possa estar a trabalhar para reconquistar o título de construtores perdido em 2022.
Embora esses temas tenham estado em cima da mesa, foi a forma como o TeamViewer tem sido importante no trabalho diário da Mercedes que esteve o centro do debate. Caso não saibas, este é um serviço que permite operar e fazer manutenção de computadores remotamente.
Nesta ligação que vai além de um patrocínio visível no monolugar, o objetivo a médio e longo prazo é reduzir o número de engenheiros em pista. Isto porque cada vez mais a ideia é que estes possam fazer algum do trabalho remotamente.
Brad Smith e a visão ecológica da Microsoft
De regresso à Web Summit, Brad Smith subiu ao palco central do evento para falar de inovação, numa altura em que enfrentamos uma crise carbónica. E os governos mundiais não escaparam a um ralhete do presidente da Microsoft. Este avisou que, no futuro, estes terão inevitavelmente de se juntar para uma nova convenção do clima.
O executivo deixou o alerta de que, os países mais ricos terão de gastar bastante dinheiro tirar todo o carbono da atmosfera. Para Brad Smith essa será a tarefa "mais difícil que a Humanidade alguma vez enfrentou".
Numa altura em que o tempo não corre a nosso favor, Brad Smith afirmou que teremos de fazer "mais em menos tempo". Mas olhando para uma plateia repleta de participantes de empresas inspiradoras, o executivo acredita que é possível. "Isso pode ser feito" - foi com esta frase de esperança que deixou o palco.
Sumbul Desai e a Saúde na Apple
Quando se fala em Apple, as nossas ‘antenas’ tecnológicas levantam-se imediatamente. Foi nesse sentido que muitos acorreram ao palco central da Web Summit no início da tarde do segundo dia para uma Apple Keynote com Sumbul Desai.
A vice-presidente para a área de Saúde da tecnológica de Cupertino trouxe a palco a criação de tecnologias que levem as pessoas a ter vidas mais saudáveis. E imediatamente nos vem à mente um produto: Apple Watch. E foi esse mesmo produto, e os seus avanços tecnológicos, que acabou por estar em destaque.
Desde a já conhecida possibilidade de medir os níveis de oxigénio no sangue, à menos conhecida possibilidade de fazer um eletrocardiograma diretamente no relógio, foi uma Keynote de 'mais do mesmo' para quem está dentro do universo Apple. Mas ficou claro que, segundo a doutora Desai, "a Saúde está nas nossas mãos" com os produtos da empresa.
Findo que está este segundo dia, resta-nos a sexta-feira que será de encerramento para a edição de 2022 da Web Summit. Mas há ainda algumas conversas a seguir nesse último dia, com figuras como a presidente do Signal, a CEO da Altice Portugal ou a líder de produto da Meta (ex-Facebook).
Editores 4gnews recomendam: