Expetativa pela chegada do iPhone 14 supera a do iPhone 13

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Na semana passada, um estudo sugeria que as vendas do iPhone 14 podiam ficar aquém do esperado pela Apple.

Mas agora um novo estudo indica que a expetativa pela chegada do iPhone 14 é maior do que a do modelo anterior e que mais pessoas pretendem comprar o novo modelo.

Intenção de compra do iPhone 14 supera a do iPhone 13

iPhone 13
Novo estudo indica aumento de intenção de compra para o iPhone 14 Crédito@Apple

A 7 de setembro, a Apple vai lançar a sua nova geração de smartphones. Já sabemos que nesta série os modelos mais avançados vão ser aqueles que integram as especificações mais apetecíveis, deixando poucas novidades para as versões não avançadas.

Na semana passada, um estudo de mercado até sugeria que as vendas iniciais do iPhone 14 poderiam ser inferiores a outras versões, exatamente pela distinção que a Apple está a incutir entre as variantes Pro e não Pro desta geração 14.

Mas agora o site savings.com vem contradizer esta teoria com um novo estudo feito nos Estados Unidos da América que indica que a expetativa pela chegada do iPhone 14 supera a que o iPhone 13 registou, um mês antes do seu lançamento.

O novo estudo foi feito a 1504 utilizadores norte-americanos com mais de 18 anos e concluiu que 14% destas pessoas pretendem comprar o novo iPhone 14. A mesma pesquisa já tinha sido feita no ano passado, sensivelmente um mês antes do lançamento do iPhone 13, e nessa altura apenas 10% dos utilizadores mostraram intenção de adquirir o iPhone 13.

Ainda que a amostra de utilizadores seja reduzida, o estudo do site savings.com mostra que 14% dos utilizadores pretende comprar o novo smartphone, mesmo com o aumento dos preços e com a distinção entre as variantes mais e menos avançadas.

Outra conclusão interessante deste estudo é que 54% dos inquiridos não pretende atualizar o seu smartphone com a chegada do iPhone 14. As razões apontadas para tal são “a falta de recursos úteis ou valiosos” e o facto de “o iPhone 14 ser muito semelhante ao iPhone 13”.

Por outro lado, a percentagem de utilizadores indecisos sobre a compra de um terminal também aumentou de 26% para 32%. Este pode ser um bom indicador para a Apple, uma vez que, pelo menos uma fatia destes utilizadores, acabará por comprar o novo terminal.

Razões para os utilizadores comprarem o novo iPhone 14

Mas quais são as razões que levam estes 14% de utilizadores a quererem comprar o iPhone 14? De acordo com este estudo são três: “processador mais rápido, capacidade de armazenamento otimizada e a câmara traseira de 48 megapixéis”.

Estes dados sugerem que a procura pelos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max será mais elevada, por serem estes os terminais que vão incluir o novo processador A16 Bionic, assim como o sensor de maior resolução.

Curiosamente, a alteração no design dos novos modelos Pro que vão contar agora com um entalhe na zona frontal, não é um argumento de compra para os utilizadores interessados em adquirir o novo iPhone. No estudo efetuado, esta novidade ficou entre os últimos lugares, atrás de recursos como conectividade via satélite e sensor frontal melhorado, o que indica que uma alteração no design pode não fazer diferença alguma.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt