EUA voltam a atacar tecnológicas chinesas! Sabe mais

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos publicou um relatório onde aconselha as empresas do país a recusarem a utilização de serviços de dados e equipamentos de empresas chinesas.

As autoridades americanas voltam desta forma a chamar a atenção para os riscos a que esta prática expõe os seus clientes e as suas próprias estruturas, defendendo que nem os servidores alojados na República Popular da China são seguros.

EUA continuam a sua batalha contra as tecnológicas chinesas

O relatório em questão chama especial atenção para o novo regime legal do país, que pode obrigar as pessoas a divulgar informações confidenciais às autoridades chinesas, algo que aos olhos dos americanos é visto como uma violação da confidencialidade de dados.

Mais ainda, os EUA acusam o governo chinês de apoiar financeiramente as companhias nacionais, e que isso, por si só, coloca em causa a sua neutralidade.

É ainda feita referência ao facto do governo poder assim facilmente obrigar as tecnológicas a incluir vulnerabilidades de fácil exploração nos seus produtos, com isso a servir como atentado à segurança e democracia dos Estados Unidos da América.

O documento fala também do roubo de propriedade intelectual por parte da China, e que isso há muito vem servindo para catapultar o conhecimento e desenvolvimento tecnológico do país. A China é acusada de usar o seu potencial tecnológico para vigiar as forças da oposição e dissidentes políticos, numa clara violação dos Direitos Humanos.

Conflito económico entre EUA e China já é antigo

Esta batalha económica entre os dois países já vem de há alguns anos, com as sanções impostas à Huawei a serem a consequência mais visível do conflito.

Recentemente, a marca chinesa foi acusada de testar uma tecnologia de reconhecimento facial com recurso à Inteligência Artificial que incluiria um "alarme" ao detetar cidadãos da minoria étnica Uigure.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme Watch S Pro é oficial: o melhor smartwatch já lançado pela marca
  • Huawei Nova 8 é oficial com câmara única e carregamento super rápido!
  • Xiaomi Mi 11 vai surpreender com edição exclusiva em cabedal
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.