Estradas Britânicas com carros sem condutor dentro de 6 meses

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Não é novidade os projectos de carros com condução automática. Desde o tempo do "Knight Rider" que se sonha com os carros "que andam sozinhos", e para os Britânicos esta visão futurista está mais proxima do que se pensa.

O governo britânico anunciou na passada quarta-feira que está a tomar medidas para que os carros guiados via satélite possam circular nas estradas do Reino Unido e estas medidas serão para ser implementadas em menos de seis meses.

O ministro da Economia, Vince Cable, anunciou que o governo está a planear fazer alterações nos regulamentos, incluindo o código da estrada, por forma a que as empresas possam começar a realizar testes piloto de veículos que não requerem condutor.

Vince Cable acredita que os veículos controlados por satélite colocarão a nação "na linha da frente da tecnologia transformacional" e que o Reino Unido "tem o potencial para ser o líder mundial" neste campo. "Teremos veículos com mecanismo de estacionamento automático, travões automáticos que vão reduzir o risco de colisão (…), e estas funcionalidades serão gradualmente aplicadas"..."O ponto-chave é que a tecnologia de satélite britânica está bastante avançada, estamos agora entre os líderes mundiais, e a indústria de fabrico de automóveis britânica está a ser um sucesso"

Se ainda não conhece estes carros, assista ao teste do "carro de condução automática" feito pela Google

Quanto tempo tardará até à massificação desta tecnologia? Quando vamos ver um "Justiceiro" nas estradas portuguesas?

Fonte: itv.com

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.