A popularização da inteligência artificial generativa criou uma variedade de produtos que prometem resolver problemas inesperados e simplificar tarefas complexas, utilizando algoritmos e chatbots. Uma dessas tarefas que podem ser bem mais simples com a ajuda de uma IA é o planeamento de viagens.
Cientes de que as pessoas já estavam a utilizar plataformas como ChatGPT e Copilot para obter ajuda na hora de planear as suas próximas férias, páginas especializadas em viagens começaram a investir nas suas próprias ferramentas de IA. É como unir a praticabilidade de contar com um agente de viagens humano, que organiza tudo para ti, com a economia de fazer isso por ti mesmo pela internet.
1. Expedia
Famosa plataforma de reservas de viagens, a Expedia foi uma das plataforma a perceber a importância que a IA poderia ter neste mercado. Em abril de 2023, a empresa anunciou uma parceria com a OpenAI e passou a integrar um chatbot com tecnologia ChatGPT à sua aplicação. Desde então, os utilizadores podem interagir com o ChatGPT para obter sugestões personalizadas sobre destinos, hospedagens, transporte e atividades.
O chatbot também salva automaticamente os hotéis recomendados nos favoritos durante a conversa. A Expedia é uma das grandes plataformas de reservas que já colaboram com a OpenAI, assim como o Kayak e a TripAdvisor, que também têm serviços baseados em GPT.
2. Wanderboat
Diferentes de outras páginas dedicadas a viagens, o Wanderboat é um serviço de planeamento de viagens centrado na comunidade. É um espaço para os viajantes partilharem as suas experiências, dicas e avaliações de serviços e hotéis.
O chatbot do Wanderboat, por sua vez, acaba por proporcionar um serviço similar, oferecendo recomendações personalizadas para destinos, atividades, acomodações e restaurantes. A única limitação é que a tecnologia só ajuda com planos de viagens de até 7 dias. Por outro lado, o avançado modelo de linguagem inclui mapas interativos, gestão de itinerários e dicas de viagem, o que facilita imensamente o planeamento.
3. Trip Planner AI
Uma ferramenta mais simples, o Trip Planner AI não traz um chatbot para o cliente conversar com a IA. Contudo, a plataforma em si já organiza uma viagem com base nas informações que pede de cada utilizador. No primeiro contacto, o Trip Planner AI faz perguntas sobre destino, duração da viagem, datas, número de pessoas, tipo de grupo (amigos, casal ou família), orçamento e até refeições planeadas por dia.
A partir daí, a ferramenta gera um itinerário com sugestões de lugares para comer, pontos turísticos e hotéis, incluindo os preços. Embora tenha funcionalidades limitadas em comparação às demais ferramentas já disponíveis, é bastante intuitivo.
4. Sygic
O Sygic é uma plataforma ideal para os organizadores de viagens que prezam por informações detalhadas. Com uma aplicação e uma versão desktop, o Sygic permite o planeamento de viagens de duas formas: a mais clássica, com os viajantes a mergulhar em mapas e guias de viagens para criar um itinerário personalizado; e a opção com ajuda da IA.
Nesta última, os utilizadores respondem a algumas perguntas para obter um roteiro detalhado. Além da criação de viagens personalizadas, o Sygic conta com recursos mesmo interessantes, como mapas em tempo real (e até offline) com informações sobre o clima e a quantidade de pessoas em monumentos, além de modelos 3D que permitem aos viajantes visualizar os locais antes de visitá-los.
Os guias turísticos mundiais da plataforma são repletos de informações e detalhes que enriquecem a experiência de viagem, proporcionando muito mais do que apenas uma visão superficial dos destinos.