Uma nova análise de ameaças de investigadores da Kaspersky revelou que houve um aumento drástico no número de ataques de roubo de passwords. O mais preocupante é que esse aumento ocorreu especificamente em 3 dos serviços web mais utilizados do mundo.
Gmail, Facebook e Amazon têm suas credenciais de contas cada vez mais procuradas por hackers mal-intencionados. O interesse dos hackers não surpreende, uma vez que essas contas podem ser utilizadas para roubo de dados, distribuição de malware e fraude de cartão de crédito. Algo que a Forbes chamou de "triunvirato do crime cibernético".
Google teve um aumento de 243% nas tentativas de ataque
Para determinar quais são as plataformas mais visadas por cibercriminosos para ataques de phishing, a Kaspersky analisou um total de 25 das maiores e mais populares marcas globais. Os investigadores averiguaram que, apenas no 1º semestre de 2024, houve cerca de 26 milhões de tentativas de sites maliciosos de acessar uma dessas marcas analisadas, um aumento de 40% em relação ao mesmo período em 2023.
O aumento das tentativas de golpe nos serviços Google, Facebook e Amazon, contudo, foi intensamente maior. Apenas contra o Google houve um aumento de 243% nas tentativas de ataque nos primeiros 6 meses de 2024.
Conforme destacou Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky, um criminoso que obtém acesso a uma conta do Gmail “pode potencialmente aceder a vários serviços", o que faz com que as credenciais Google sejam extremamente visadas.
No caso do Facebook, os utilizadores viram 3,7 milhões de tentativas de phishing de acordo com a pesquisa da Kaspersky. Já a Amazon sofreu 3 milhões de tentativas de ataque. A completar a lista das 10 marcas mais visadas por hackers, temos: Microsoft, DHL, PayPal, Mastercard, Apple, Netflix e Instagram.
Além dessas, marcas como HSBC, eBay, Airbnb, American Express e LinkedIn viram um aumento dramático nas tentativas de invasão hacker durante os primeiros 6 meses do ano.
Medidas de segurança
Os investigadores de segurança da Kaspersky acalmaram os seus utilizadores ao destacar que esse aumento na atividade fraudulenta deve-se realmente ao crescimento do número de golpes e não a qualquer declínio na vigilância. A empresa, inclusive, apontou que cerca de 4 milhões das tentativas de ataques ao Google foram bloqueadas pelas soluções de segurança da Kaspersky.
Para ajudar a reconhecer e evitar possíveis ataques phishing, separamos em baixo alguns artigos com dicas e medidas de segurança: