Este smartphone Android recebeu 7 anos de atualizações (e não é Xiaomi ou Samsung)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A maioria dos smartphones Android deixa de receber atualizações oficiais de software sensivelmente após dois anos desde a sua chegada ao mercado. Felizmente, este é um dos quesitos em que as marcas têm melhorado consideravelmente, com a Samsung a destacar-se bastante neste quesito, seguida já pela Xiaomi que também se tem demarcado neste ponto.

Pese embora os avanços anteriormente referidos sejam já notórios, há ainda imensos modelos que, pouco tempo após chegarem às lojas, acabam por ser preteridos.

É precisamente aqui que o smartphone Fairphone 2 entra em cena. Foi concebido para ser o mais durável possível no que às atualizações de software diz respeito.

Fairphone 2 recebe a sua última atualização de software em março de 2023

FairPhone 2

O smartphone desfrutou de sete anos de suporte de software ininterrupto, desenvolvido e distribuído pela empresa homónima - Fairphone - baseada em Amesterdão, nos Países Baixos. O telefone continuou, este tempo todo, a receber atualizações de software com novas versões do sistema operativo Android, bem como updates de segurança.

Pese embora o dispositivo tenha sido concebido de raiz com esta premissa, a de poder ser atualizado enquanto as suas caraterísticas técnicas o permitissem, nada fazia prever que tal viesse mesmo a acontecer. Sobretudo numa indústria tão volátil como a dos smartphones em que novos modelos chegam a cada par de meses ao mercado.

FairPhone 2, o smartphone "justo" fez justiça ao seu nome

FairPhone 2

O dispositivo móvel aproxima-se, porém, do seu fim de vida e em março receberá uma última atualização de segurança via OTA (over the air) para as unidades ainda em funcionamento. Importa notar que este smartphone Android foi lançado em 2015 pela empresa europeia, despendido-se agora das atualizações.

O anúncio do fim de vida útil deste equipamento foi anunciado pela própria marca no início de janeiro, através do seu blog oficial. Aí a marca também incentivou os seus utilizadores a reciclar o smartphone, dando-lhes inclusive um voucher no valor de 50 euros.

Dito isto, espero que o seu longo serviço e vida útil sirva de inspiração para mais fabricantes Android trilharem um mesmo caminho. Um adeus e obrigado por todos os anos de trabalho.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.