Este smartphone Android de 2015 recebeu agora a última atualização

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Parece impensável um smartphone Android receber atualizações durante mais de 7 anos. Mas na verdade foi isso que a aconteceu com o Fairphone 2, um smartphone apresentado oficialmente em dezembro de 2015.

Nas últimas horas, a marca revelou na rede social Twitter que o equipamento acabou de receber a última atualização de segurança. O que significa que este teve mais de 7 anos de atualizações no total.

7 years of innovation, modularity & community-driven change. Fairphone 2 is retiring, but its legacy lives on. To the dedicated community keeping sustainable tech & modular design alive, we salute you 💙. Final security update now available 📱🪛. #Fairphone2Forever pic.twitter.com/JPaEVgyGiJ

— Fairphone (@Fairphone) 7 de março de 2023

Fairphone 2 foi lançado em 2015 com Android 5 Lollipop

Para se ter uma noção da longevidade do equipamento, o Fairphone 2 foi lançado originalmente em 2015 com Android 5 Lollipop. E no campo das grandes atualizações Android foi atualizado até ao Android 10.

Mas isso não impediu a marca de continuar a lançar pequenas atualizações e patches de segurança. É preciso termos em conta que o equipamento chegou ao mercado equipado com o Snapdragon 801.

Tendo em conta que a Qualcomm terminou o seu suporte para este processador em 2016, a Fairphone terá tido dificuldades em continuar a providenciar o suporte necessário para o equipamento.

Para quem comprou o Fairphone em 2015 e ainda tenha o equipamento à data, estará agora na hora de trocar de equipamento. É que a partir do mês de maio este vai ficar vulnerável a possíveis ameaças.

No entanto, os utilizadores do mesmo vão poder continuar a contar com suporte de hardware enquanto a empresa tiver stock de peças disponíveis. Longa vida a um equipamento Android que fica seguramente para a história.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.