Este programa usa inteligência artificial para remover pessoas e objetos de vídeos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Na plataforma de código-livre GitHub foi colocado um programa bastante interessante. Tem o nome de código 'zllrunning' e consegue remover objetos e pessoas de vídeos. A seguinte gif mostra-te o programa em acção.

ai remove objetos de videos
Esquerda: Original | Direita: Após o efeito

De acordo com a descrição do programa, basta criar um quadrado à volta do elemento que queres remover e o programa faz o resto. Não necessitas de apagar o elemento frame a frame, que consome muito tempo.

O programa está longe de produzir um efeito profissional

O 'zllrunning' utiliza uma técnica chamada Video Inpainting. Consistem em marcar um objeto (normalmente a vermelho) e fazer a análise de tracking dos frames desejados. Após essa análise é só remover. Esta técnica é também utilizada em filmes e animações.

Contudo, esta técnica pode deixar 'manchas' de distorção no local onde estava o objeto. Essas manchas serão ainda mais notórias caso o vídeo tenha alta qualidade. Na seguinte imagem é possível vermos a distorção deixada pela vela da prancha.

surf remove

A Adobe tem algo semelhante no After Effects

Através do preenchimento de contexto, é possível produzires o mesmo efeito no After Effects, de uma forma mais profissional, é claro. O seguinte vídeo mostra como funciona o preenchimento.

É óbvio que remover objetos de vídeos não é novidade. No entanto, considerando que o programa é de código-livre, podes sempre adaptá-lo ao teu gosto, caso tenhas o conhecimento.

Caso queiras simplesmente experimentar o programa e fazer uns testes, entra no site da Github onde podes instalar e ver o guia passo a passo.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.