Estas 10 apps drenam a bateria do teu smartphone Android e iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A bateria é um dos parâmetros dos smartphones que mais preocupa os utilizadores, ou melhor, a falta desta ao cair do dia. Ainda que os processadores sejam cada vez mais eficientes, certo é que determinadas apps acabam com a autonomia de qualquer telefone.

É apenas normal, perante isto, que os utilizadores procurem formas de economizar energia e aumentar duração entre cargas do seu dispositivo móvel. Certo é que começamos a pensar no que podemos desligar, nas opções a desativar, tudo para espremer um pouco mais de bateria.

Afinal quais são as apps que mais energia consomem?

Apps bateria

Cumpre ser dito, em toda a justiça, que a cada nova geração de processadores como os Snapdragon 8 e Apple Ax Bionic, a eficiência dos mesmos melhora consideráveis.

Todavia, há certas e determinadas aplicações na Google Play Store, para Android e na App Store para iOS que são efetivamente exigentes. Seja por necessitarem de saber a localização do utilizador, ou pela pura carga no processador. A lista é a seguinte:

  1. Fitbit
  2. Uber
  3. Skype
  4. Facebook
  5. Airbnb
  6. Instagram
  7. Tinder
  8. Bumble
  9. Snapchat
  10. WhatsApp

A listagem acima resulta da pesquisa levada a cabo pela entidade pCloud, uma firma de pesquisa que já nos habituou a compilações similares com base nas exigências de cada app. É assim pela sua mão que nasce esta lista de apps que mais usa a bateria.

Portanto, independentemente de serem algumas das aplicações mais úteis para Android e iOS, certo é que as mesmas estão a consumir mais recursos e a drenar a bateria dos nossos dispositivos móveis.

Apps bem populares, mas bastante famintas por bateria

Apps Google
As 20 apps mais exigentes no consumo da bateria. Crédito: pCloud

A entidade apurou quais eram os três fatores que mais bateria consumiam num smartphone e as conclusões são lógicas, a saber:

  1. Serviços de Localização
  2. Acesso à câmara fotográfica
  3. Disponibilidade / ou não, do Modo Escuro

Importa ainda frisar que o estudo teve em consideração 100 das aplicações mais populares para Android e iOS, chegando às conclusões ora apresentadas. Entre aplicações de redes sociais, de viagens e encontros online, estas são as que mais impacto têm na duração da bateria.

Por fim, o estudo completo pode ser consultado na página da pCloud.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.