A empresa francesa Transition-One tem como objetivo trazer um carro elétrico a todos os carros a Diesel por apenas 8.500€. A empresa ainda aguarda as devidas autorizações de negócio por parte da União Europeia e do governo francês, porém, parece que tudo está a postos para começar já em 2020.
Comprar um carro elétrico até pode ser a melhor opção para muitas pessoas, contudo, nem toda a gente tem um valor exorbitante para pagar por um carro com pouca autonomia e, na maior parte das vezes, consideravelmente inferior aos carros com o mesmo preço a combustível fóssil.
Um carro elétrico para quem não quer gastar mais de 20 mil euros
Sou uma dessas pessoas. Por muito que goste da ideologia do pequeno Zoe, não consigo pensar em gastar 20 mil euros num elétrico "desfalcado" em vez de um carro pelo mesmo preço com o combustível fóssil. Por muito que ame o ambiente, também gosto seriamente da minha carteira.
Aliás, o fundador da Transition-One referiu isso mesmo numa entrevista à Bloomberg "Isto é para pessoas que não podem comprar um carro elétrico novo de 20 mil euros". Assim sendo, o objetivo, segundo o fundador passa por "transformar os modelos mais vendidos na Europa em carros elétricos".
O primeiro protótipo foi um Renaul Twingo de 2009
O primeiro carro a ter esta remodelação foi um Renaul Twingo de 2009. A empresa retirou o combustível do automóvel e introduziu baterias de um dos revendedores de peças dos Tesla. O carro ficou com uma autonomia de 180 quilómetros.
Contudo, a prespetiva não é tão vantajosa como este pequeno Twingo. No seu website oficial, referem que será possível converter carros para uma autonomia média de 100 quilómetros e velocidade de ponta de 110km/h.
Os primeiros carros a receberem esta transformação serão:
- Renault Twingo II,
- Fiat 500,
- Citroen C1,
- Peugeot 107,
- Toyota Aygo,
- Volkswagen Polo.
Estes são os primeiros carros na lista para alterações. O processo é simples e, de acordo com a mesma entrevista, demora apenas um dia para transformar um carro de combustível Diesel num totalmente elétrico.
Os custos estes são de 8.500€. Infelizmente não nos parece que Portugal possa ajudar neste investimento. Até porque o investimento do governo neste tipo de transporte elétrico é consideravelmente menor que os outros países da Europa.
Não sabemos também até que ponto é que os carros portugueses poderão sofrer estas alterações de forma legal. Certamente por isso esperamos a confirmação da União Europeia para que tudo vá para a frente.
O início de algo é o mais importante
Contudo, o mais importante é que este é o início de algo. Acredito plenamente que em breve mais empresas como estas existirão. Como neste momento se pode transformar um carro a gasolina a gás, acredito plenamente que a próxima transformação seja elétrico.
Editores 4gnews recomendam: