Embora ainda não existam relatos desta burla em Portugal é sempre bom andar um passo à frente dos mal-feitores.

Quando dás os teus dados telefónicos a uma operadora móvel ou outra entidade que partilhe a informação com terceiros, sabes que o teu número há-de cair em agências de marketing. O meu número está lá e, certamente, o teu também. Ou nunca recebeste chamadas para te oferecerem um novo pacote de internet ou um colchão à medida?

   

Vê ainda: Dropbox lança Paper, o concorrente do Google Docs

Bem, até aqui tudo bem, tanto que para comprar o que quer que seja é necessário haver uma concordância entre mim e o vendedor, algo que não é habitual.

fonte: depositphotos

Contudo, ultimamente, tem havido relatos nos EUA, indicando que um simples “Sim” à pergunta “Consegue-me ouvir?” tem levado pessoas a perder dinheiro da sua conta bancária.

Este “Sim” é mais tarde editado e utilizado para concordar tudo e mais alguma coisa que a empresa entenda que o deve fazer. Desta forma, se procede esta burla. As autoridades norte-americanas já alertaram a população para esta eventualidade.

Não percas: Fotografia de protótipo do LG G6 confirma-nos o seu design

As vítimas desta burla já se viram com contas extra no seu cartão de crédito ou até na conta do seu telefone. Como meio de defesa, é aconselhado para que se desligue a chamada no momento. Para além disso, deves alterar os teus dados pessoais. Por último, tomares atenção aos movimentos bancários.

De uma forma simples, não ponhas dados em sites que não conheças ou dês informação acerca de qualquer acesso bancário. Se sentires que foste vítima desta burla, é aconselhado que ligues diretamente para o banco indicando que não autorizaste tal transação e, logo de seguida, reportar à policia.

O teu smartphone também te pode proteger desta burla. Existem aplicações que bloqueiam as chamadas de marketing, como por o True Caller, disponível para Android e para iOS.

Outros assuntos relevantes:

Nexus 6 e Nexus 9 sem atualização para o Android Nougat 7.1.2

Moto G4 passa com distinção o teste de JerryRigEverything

Oukitel K10000 Pro: O próximo smartphone com uma super bateria

ViaJornal Económico
Desde que me lembro fui muito interessado em informática e em gaming. Agora procuro dar o meu contributo ao projeto 4gnews da melhor forma possível!