ES File Manager comete fraude na Play Store. Desinstala já do teu Android!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação ES File Manager é uma das mais populares para Android no segmento de gestão de ficheiros. Durante muito anos, não teve nenhum rival à altura. Recentemente, a empresa que agora é responsável pela sua gestão e desenvolvimento — DO Global — viu-se envolvida num escândalo de fraude, acabando por ver todas as suas aplicações removidas da Google Play Store.

O escândalo que acabou por resultar na suspensão de todas as aplicações associadas à DO Global teve como base a quebra de diversas regras dos termos e condições da Google Play Store. Entre elas, o facto de enganarem os utilizadores ao 'mascararem' o seu envolvimento nas Apps, através de empresas americanas.

A mais grave de todas foi, no entanto, a programação das Apps para clicar de forma automática em blocos de publicidade. Desta forma, a empresa estava a roubar, de forma ativa, as empresas que pagavam para correr esses mesmos blocos. Pouco tempo depois deste esquema fraudulento ter sido exposto, a Google acabou por banir todas as aplicações geridas por esta empresa chinesa.

Tu és a ferramenta de segurança mais importante para o teu smartphone!

Assim como realça o Android Police, esta é mais uma prova de que os utilizadores precisam de estar cada vez mais atentos. Especialmente quanto instalam aplicações nos seus smartphones. A vasta maioria das aplicações da DO Global 'gritam' burla, surgindo com a promessa de melhorar o desempenho dos dispositivos ou simplesmente replicar funcionalidades já presentes em todos os smartphones.

Até à altura da sua remoção da Google Play Store, Esta aplicação tinha já mais de 100 milhões de instalações, o que torna esta situação ainda mais grave. Especialmente se pensarmos que a sua remoção da Play Store não faz com que sejam também eliminadas dos smartphones onde ainda estão instaladas.

Antecipando-se a um esperado comunicado de imprensa por parte da Google, a DO Global já publicou o seu comunicado oficial através do seu site. Mais ainda, não só publicaram este comunicado, como bloquearam o acesso a qualquer outra secção do seu site. No comunicado, a abordagem tem claramente o objetivo de tentar manter a sua imagem intacta.

A DO Global confirma a utilização de publicidades AdMob em alguns dos seus produtos, após uma investigação interna. Aceitando de forma cordial todas as ações tomadas pela Google e agradecendo a rápida ação dos mídia ao espalhar estas informações. Por fim, garantiram que estão a trabalhar lado a lado com a Google para analisar minuciosamente todas as suas aplicações, de forma a garantir que cumprem com todos os termos e condições.

Editores 4gnews recomendam:

  • 12 jogos Android Grátis com a melhor avaliação na Google Play Store
  • Google adia para o Android R uma das suas melhores medidas de segurança
  • Farto da Google? Eis as alternativa às maiores Apps e serviços da Google
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.