A Samsung apresentou esta quarta-feira (22) os Galaxy S25 que ficam imediatamente disponíveis em Portugal. À margem desse lançamento, o 4gnews esteve à conversa com Bernardo Cunha, Head of Strategy and Product Marketing MX da Samsung sobre este e outros temas.
Afinal o que trazem de novo os Galaxy S25 para o mercado português e como pode a IA integrar-se cada vez mais noutros produtos do ecossistema Samsung? Vem descobrir.
Agora que já conhecemos os Galaxy S25 oficialmente, pode elaborar sobre a estratégia da marca para este lançamento?
A chegada da nova linha S25 é, provavelmente, um dos maiores lançamentos para a Samsung nos últimos tempos, pois pretende mudar integralmente a forma como utilizamos e interagimos com os nossos smartphones. É mais um passo naquela que tem sido a nossa estratégia de utilização da inteligência artificial em prol do consumidor, dotando-o de ferramentas que permitem a cada um de nós dedicar-se mais à sua rotina e ao seu tempo livre.
Queremos garantir que o melhor da tecnologia de inteligência artificial esteja disponível na palma da mão para todos aqueles que a queiram explorar, democratizando o acesso à mesma através da nossa Galaxy AI perfeitamente integrada no ONE UI 7, que é uma das grandes novidades deste lançamento.
A integração e trabalho constante com alguns dos nossos parceiros estratégicos, como a Google e a Qualcomm, conseguem conferir a esta linha um ecossistema integrado, que maximiza o desempenho de cada um dos dispositivos. Assim, podemos afirmar que a nossa estratégia continua a pautar-se por ouvir as necessidades dos nossos clientes, materializando-as em funcionalidades úteis para a sua rotina, através de um equipamento único que redefine o paradigma na era de smartphones de IA.
Com todas as marcas a apostarem cada vez mais na IA (e com algumas ferramentas parecidas), como se destacam os Galaxy S25 neste campo face aos concorrentes?
A maior diferença neste equipamento está na génese da sua construção. Primeiramente, o nosso interface, o One UI 7, foi construído de raiz para esta geração de equipamentos - integra um conjunto de ferramentas de inteligência artificial que se adapta ao contexto de cada utilizador numa experiência multimodal, isto é, que reage naturalmente a texto, voz e/ou imagem.
A colaboração com a Google oferece-nos a integração nativa do Gemini, potenciado pelo chipset Snapdragon 8 Elite desenhado para Galaxy e que garante um desempenho superior para a total interligação entre aplicações sem fricções para o utilizador. O destaque é exatamente esta combinação, que resulta num smartphone que permite ao utilizador ter um companheiro de IA para o seu dia a dia, que o ajuda a redefinir as suas rotinas e hábitos, à distância de um único clique ou comando de voz.
Como podemos esperar ver o agente de IA da Samsung a entrar noutros produtos do ecossistema?
Neste momento, a utilização de inteligência artificial já integra outros equipamentos Samsung, não só na área de dispositivos móveis, como é o caso de tablets e wearables, mas também em eletrodomésticos, como frigoríficos ou máquinas de lavar. O conceito de One Samsung está cada vez mais presente na nossa estratégia, caminhando para uma rotina onde, através do seu telemóvel, o utilizador possa ter acesso a todos os aparelhos eletrónicos em sua casa, coordenando-os através de um comando de voz ou escrito, sem nunca por em causa, por exemplo, a segurança dos seus dados.
Através desta gestão, já é possível ouvir música e escrever listas de compras no nosso Family Hub, enquanto fazemos o jantar, enviando-as em seguida para o nosso smartphone, ou até atender uma chamada através da máquina de lavar Bespoke Ai Laundry Combo, uma combinação perfeita de um ecossistema Galaxy.
Quais são as três principais melhorias dos novos Galaxy S25 face aos modelos anteriores (excluindo IA)?
- Design e durabilidade: O Galaxy S25 apresenta um design mais fino e elegante, utilizando o Corning Gorilla Glass Victus 2 e o Armor Aluminium reciclado, aumentando a resistência e a sustentabilidade.
- Desempenho da Câmara: melhorias no ProVisual Engine e a nova câmara ultra grande-angular de 50 MP (S25U) oferecem melhores resultados em fotografia macro e captação noturna.
- Eficiência energética: A transição para o processador de 3nm e o novo sistema de arrefecimento melhoram significativamente a eficiência energética e o desempenho térmico
Pode partilhar os números de vendas da série S24 durante 2024 e como espera a Samsung conseguir superar o sucesso desses modelos?
A série Galaxy S24 superou as nossas expectativas a nível de vendas, representando um salto qualitativo da marca na sua oferta no mercado, com uma forte adesão, em parte, representada pela introdução da Galaxy AI. Acreditamos que o produto deste lançamento irá superar esta linha, devido à introdução do nosso companheiro de inteligência artificial, que representa uma mais-valia à rotina do consumidor, permitindo-nos, também, captar a atenção de um público cada vez mais vasto, que representa diversas maneiras de utilizar o seu smartphone. Isto sempre aliado à melhor performance de um ponto de vista técnico que podemos encontrar num smartphone.
Fora a gama S, qual é o smartphone Samsung preferido dos portugueses?
Historicamente os modelos da série Galaxy A, como o Galaxy A55 e o Galaxy A35, são os que mais se destacam na nossa gama intermédia. É uma aposta que continuamos a manter, sobretudo neste segmento, em prol da democratização da tecnologia a todo o tipo de utilizadores, seja porque procuram um equipamento mais simples ou com um preço mais acessível.
No nosso mercado, estes dois modelos têm-se destacado pelo seu desempenho e na sua excelente relação qualidade/preço, sendo que também já integram algumas das ferramentas de inteligência artificial presente nos nossos topos de gama, como o Circle to Search. São este tipo de funcionalidades que pretendemos continuamente expandir para estas gamas para uma verdadeira democratização da IA.
Como está a ser a aceitação dos portugueses face ao Galaxy Ring?
Ainda estamos na fase inicial de lançamento do Galaxy Ring, mas a aceitação tem sido positiva particularmente positiva. Podemos afirmar que, nos primeiros meses de lançamento, vendemos mais de mil unidades, confirmando a crescente procura do consumidor num mercado de dispositivos que permitem a monitorização de parâmetros de saúde.
Só em Portugal, a Samsung já vendeu mais de 140 mil exemplares de produtos que permitem estas medições, como os Galaxy Watch. A tecnologia wearable é um mercado onde a inovação ainda tem espaço para crescer e adaptar-se às preferências do consumidor, e é algo que faz parte da nossa aposta enquanto marca.