Estivemos em Frankfurt no primeiro European Samsung Summit. O evento levou-nos a conhecer as mais recentes inovações da Samsung. E que melhor altura para falar com Benjamin Braun.
O Chief Marketing Officer da Samsung Europe esteve à conversa com a 4gnews. E deu para tirarmos algumas ilações sobre estes novos lançamentos, quais os destaques, e como olha a Samsung para o futuro.
No que se destacam os modelos de Smart TVs da Samsung face aos principais concorrentes do mercado?
"As TVs da Samsung não são apenas TVs. Estas são o centro de entretenimento da tua casa. E claro, estas fornecem televisão tradicional e serviços de streaming. Mas o grande destaque é a presença da app SmartThings.
Com a SmartThings significa que a tua TV fala com todos os produtos da tua casa. É um hub. Vamos imaginar que tocam à tua campainha. Podes ver um pequeno vídeo do entregador da pizza, e como o comando tem microfone, responder que vais a caminho.
As TVs Samsung também pode funcionar como uma consola. Com vários dos serviços de cloud gaming presentes, acabas por não precisar de mais nada para jogar alguns dos teus jogos preferidos. E há que destacar a ligação possível às Philips Hue, que mudam de cor consoante o conteúdo que estás ver na Smart TV Samsung.
E finalmente, se achas que 4K não é suficiente, dobrámo-lo e temos 8K que é imenso quando pensamos no detalhe que consegues ver".
Quais são os best sellers da Samsung na categoria de eletrodomésticos inteligentes?
"Globalmente nós somos os líderes em frigoríficos ou máquinas de lavar a roupa premium. Em aspiradores de mão, somos segundos globalmente no segmento premium. Graças à nossa pesquisa, estamos a desenvolver produtos que as pessoas realmente querem.
Por exemplo, o nosso novo forno tem uma câmara embutida. Por isso quando estás longe da cozinha podes ver o que está a acontecer. E com a sua inteligência artificial, se estiveres perto de queimar a comida, vai avisar-te. O mesmo para o frigorífico. Se andares às compras e não souberes o que está no frigorífico, consultas a câmaras, vês o que está lá e sabes o que comprar".
Quão fina é a linha que torna as funcionalidade inteligentes numa conveniência e não em algo gimmick?
"Acho que muitas das funcionalidades podem à partida parecer gimmick. Mas quando estás no supermercado e vês no smartphone quantos litros de leite tens no frigorífico através da câmara embutida, aquilo que podia ser gimmick torna-se algo bastante útil. O mesmo se passa na primeira vez que estás prestes a queimar a tua comida, e a AI te avisa que tal está prestes a acontecer, passando a ser algo sensivelmente importante".
Perante a falta de concorrência no segmento de smartphones dobráveis, como se motiva a Samsung para continuar a inovar e liderar?
"Acho que a Samsung não se compara com os outros. Porque temos sido pioneiros em inovação, por isso comparamo-nos connosco mesmos. E temos desenvolvido aquilo que os consumidores querem. Eles queriam melhores câmaras, ecrãs dobráveis, melhor bateria, maior durabilidade e nós demos nos produtos mais recentes".
Quais os novos produtos da Samsung que Benjamin Braun destaca?
"Estou apaixonado pela Samsung Frame TV, pela versatilidade de se poder tornar num quadro na parede da sala. Acho que consegui convencer a maioria dos meus amigos e familiares a comprá-la, e espero conseguir convencer-vos também.
Temos também o Samsung JetBot, que é um aspirador robô que aspira a casa quando não estamos por perto. Tem sensor LiDAR que faz com que identifique pequenos objetos, e quando volta à base carrega e esvazia-se sozinho.
A nossa unidade de ar condicionado é outro dos meus preferidos. Tem o modo de energia com AI, que reduz o consumo de energia em 20%, isto numa altura em que a eletricidade em Portugal aumentou de preço. Também tem a tecnologia Wind Free, que basicamente torna mais agradável a proliferação do ar condicionado durante um quente verão português".
Editores 4gnews recomendam: