A empresa de entregas americana UPS anunciou de forma oficial a utilização de camiões com piloto automático desde maio. Os camiões pertencem à start-up TuSimple, que recebeu um pequeno investimento por parte da UPS.
Os camiões de entrega são completamente autonómos, apesar de serem tripulados por motoristas. O seguinte vídeo mostra uma das rotas no estado Arizona, entre as cidades Phoenix e Tucson, uma distância de 185 quilómetros.
A tecnologia utilizada consistem em câmaras e sensores
Para que os camiões sejam autónomos, os mesmos são equipados com 9 câmaras para detectar o ambiente ao seu redor. Adicionalmente existem dois sensores Time of Flight que medem a distância de luz entre objetos, para permitir aos camiões detectar obstáculos.
Conforme mencionado, os camiões são tripulados por um engenheiro especializado e um motorista. No entanto, a UPS menciona no anúncio que pretende melhorar a tecnologia para que no futuro os veículos sejam completamente autónomos, sem necessidade de tripulação.
TuSimple recebeu investimentos da Nvidia e da China
Antes de fechar a parceria com a UPS, a TuSimple conseguiu angariar cerca de 95 milhões de dólares da Nvidia e da empresa chinesa Sina. Esta última é baseada em Hong Kong, onde já existe também uma Sucursal da TuSimple.
Outras empresas interessadas na tecnologia da TuSimple é a fabricante de carros de luxo alemã Daimler. A mesma pretende investir cerca de 500 milhões de dólares no desenvolvimento de carros comerciais autónomos à semelhança da Tesla e o seu programa Autopilot.
Editores 4gnews recomendam:
- Piloto automático da Tesla é capaz de detetar meteoritos? Condutor diz que sim
- Aplicação Google adiciona (finalmente) característica há muito em falta
- Huawei Mate 30 Pro: alegada imagem mostra uma traseira diferente do que esperávamos!