Elon Musk vai usar tweets para treinar Inteligência Artificial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter mostrado algum ceticismo quanto à tecnologia de Inteligência Artificial e criticar empresas como a OpenAI, Elon Musk lançou uma nova Startup, a xAI, para desenvolvimento desta área.

Agora vai cruzar todas as suas empresas e usar tweets públicos e software da Tesla para treinar a Inteligência Artificial da nova xAI.

Elon Musk vai utilizar recursos do Twitter e da Tesla para a Inteligência Artificial da xAI

Tesla - sustainable energySpaceX - making humanity multi-planetary Neuralink - understand the brainTwitter - platform for free speech The Boring Company - cool stuffXAI - understand the meaning of our universeMainstream media: “Elon is bad, he is a horrible person”

— Elon Musk (Parody) (@ElonMuskAOC) 17 de julho de 2023

Uma das personalidades que mostrou mais ceticismo com a tecnologia de Inteligência Artificial foi Elon Musk que chegou mesmo a criticar empresas como a Google e OpenAI. Mas parece que o conhecido empresário esqueceu todos os “perigos” associados a esta tecnologia e, na semana passada, lançou uma nova Startup dedicada exatamente ao desenvolvimento de Inteligência Artificial.

Para dar a conhecer a nova Startup e os seus objetivos, Elon Musk realizou uma sessão de perguntas e respostas no Twitter Spaces, onde fez alguns esclarecimentos relevantes. A principal informação a reter é que Musk vai usar o conhecimento e experiência das suas empresas mais conhecidas na nova Starup xAI.

Nesta sessão ficámos a saber que vão ser utilizados tweets públicos, assim como software da Tesla, na nova Startup para treinar modelos de Inteligência Artificial. Musk garante que a Tesla poderá beneficiar deste cruzamento de conhecimento e ferramentas, uma vez que o trabalho em desenvolvimento para a condução autónoma poderá fazer avanços mais rápidos.

Mas claro que, na mesma sessão, Elon Musk também fez algumas declarações mais polémicas. Acusou todas as empresas de Inteligência Artificial de usar dados do Twitter para treinar os seus próprios modelos de Inteligência Artificial, afirmando que tal prática é ilegal.

Não se ficou por aqui e voltou a defender a rápida regulamentação da área de Inteligência Artificial e a necessidade de se reunir com altos funcionários da Casa Branca para tal acontecer. Acrescentou ainda que nas suas reuniões mais recentes com o governo chinês, também alertou as autoridades daquele país para a regulamentação desta tecnologia.

Recorde-se que a nova Starup xAI conta com uma equipa formada por ex-funcionários da OpenAI, Google e Microsoft e tem como objetivo “compreender a verdadeira natureza do universo”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt