Threads da Meta já está a perder utilizadores a ritmo alarmante

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social mais recente do grupo Meta é a Threads, uma espécie de rival do Twitter integrada no ecossistema do Facebook e Instagram, lançamento que rapidamente se tornaria num fenómeno de popularidade.

Todavia, pouco mais de uma semana após a sua chegada, o furor parece ter-se transformado em fumo, com cada vez menos utilizadores ativos.

Ainda que a Threads ofereça muito daquilo que podemos encontrar no Twitter. Além da facilidade na migração dos utilizadores do Instagram para a nova plataforma, certo é que não deixa de ser um "clone" do Twitter.

Threads tentou substituir o Twitter de Elon Musk

Threads Instagram

Além disso, a política de privacidade do grupo Meta continua a ser uma pobre desculpa para recolher as mais variadas métricas dos utilizadores o que lhe valeu um bloqueio na União Europeia.

Face ao exposto, é sem grande surpresa que damos agora conta do acalmar deste pico inicial de popularidade. Fomentado em parte pelo descontentamento com algumas das atitudes de Elon Musk e da própria plataforma do Twitter, o Threads atingiu mais de 100 milhões de utilizadores cerca de uma semana após o seu lançamento.

Com efeito, a Threads tornar-se-ia numa das redes sociais com crescimento mais rápido ao totalizar mais de 100 milhões de novos utilizadores em poucos dias. Todavia, à medida que o fator novidade se desvanece, também o envolvimento, interesse e utilização da aplicação em questão começaria a diminuir.

Interesse dos utilizadores na Threads está a desvanecer

BREAKING @CNBC: Threads daily users down 20% from Saturday and user time spent on platform is down 50% pic.twitter.com/bgdOXzN7OP

— Eric Spracklen🇺🇸 (@EricSpracklen) 14 de julho de 2023

Em causa estão dados de entidades como o Sensor Tower e da SimilarWeb, tal como avança a CNBC. Na prática está uma quebra de cerca de 20% nos utilizadores ativos diários entre a última terça e quarta-feira face aos valores registados na semana anterior.

Mais ainda, foi também apontado um decréscimo de 50% no tempo médio gasto pelos utilizadores na aplicação, caindo de 20 minutos para 10 minutos, segundo as últimas métricas. Uma mesma realidade foi registada pela SimilarWeb, apontando que o tempo gasto na Threads passou de 20 minutos em 6 de julho para cerca de 8 minutos em 10 de julho.

Twitter continua a afirmar-se como "a rede social" apesar da nova Threads

Por outro lado, os dados da Similarweb apontam uma queda de cerca de 25% nos utilizadores ativos diários entre 7 de julho e segunda-feira. Importa frisar que estes dados têm em consideração os smartphones Android em todo o mundo.

Por fim, foi revelado pela empresa de análise que havia cerca de 36,6 milhões de utilizadores ativos no Android na segunda-feira. A propósito, recordamos que a Threads não está disponível na Europa (espaço comunitário), nem existe previsã de chegada.

"@elonmusk has innovated @Twitter more in the first year than it has in a long time. The product is dramatically better," says @garyvee on Twitter vs #Threads. "The reality of the product versus the reality of the conversation are two different things." pic.twitter.com/6EDLL89LrO

— Squawk Box (@SquawkCNBC) 14 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.