Elon Musk prevê que a IA ultrapassará a inteligência humana mais rápido que imaginas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Elon Musk fez mais uma das suas arrojadas declarações, agora relativamente à Inteligência Artificial (IA). Segundo o magnata, a IA poderá superar a inteligência de um ser humano já em 2025.

Sim, leste vem. A previsão do dono da Tesla e da SpaceX é que o cenário que vemos em inúmeros filmes de ficção cientifica irá concretizar-se e bem mais cedo que aquilo que gostaríamos de ouvir.

AI will probably be smarter than any single human next year. By 2029, AI is probably smarter than all humans combined. https://t.co/RO3g2OCk9x

— Elon Musk (@elonmusk) 13 de março de 2024

IA superará a inteligência de todos os humanos combinados até 2029

Elon Musk vai ainda mais longe nas suas previsões. Ele acredita que, até 2029, a Inteligência Artificial irá superar a inteligência combinada de todos os humanos.

Será isto possível? Pois, essa é a questão que tem sido repetidamente debatida na comunidade científica e tecnológica, mas até agora ainda ninguém chegou a uma conclusão sólida.

As declarações de Elon Musk chegam na sequência da participação de Ray Kurzweil num podcast. Este prevê que a IA chegará ao nível da inteligência humana em 2029.

Kurzweil baseia a sua previsão no ritmo a que os humanos têm melhorado o poder de computação, complexidade de algoritmos e processamento de dados. Com efeito, ele acredita ser inevitável que a IA supere os humanos antes do final da década.

Elon Musk, no entanto, é bem mais arrojado nas suas previsões e afirma que esse ponto poderá acontecer já no próximo ano. Será isso possível? Bem, é algo para o qual ainda não temos resposta.

Este é um tema que saltou para a ribalta com o crescendo de popularidade que a IA teve no último ano. O aparecimento da IA generativa, como o ChatGPT, potenciou o debate sobre os benefícios e malefícios que esta tecnologia acarreta para o futuro.

O cenário em que a Inteligência Artificial supera os humanos já foi explorado em vários filmes e séries de ficção científica. Teremos de esperar para perceber se isso acontecerá na realidade e que perigos poderá trazer para a humanidade.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.