Elon Musk está a apostar tudo no Tesla Robotaxi

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Elon Musk anunciou recentemente que a Tesla prepara-se para apresentar um novo veículo. Esse será o Robotaxi, um veículo de condução autónoma que poderá ser o futuro dos transportes terrestres.

Ao que tudo indica, é precisamente na categoria de condução autónoma que a Tesla estará a focar todos os seus esforços. Isto significa que a empresa americana poderá relegar para segundo plano outros projetos.

Evolução da Inteligência Artificial pode ser o motivo desta estratégia

Com o enorme crescimento da IA que vimos nos últimos meses, a Tesla quererá aproveitar o ímpeto para acelerar o seu investimento na condução autónoma. E o Robotaxi revela-se como um excelente produto para trazer essa tecnologia para a estrada.

Tesla Robotaxi
Imagem gerada pela IA Microsoft Designer

Elon Musk revelou recentemente que a Tesla iria gastar "vários mil milhões de dólares" este ano no poder de computação da Nvidia. Este investimento será canalizado para treinar o seu sistema de condução autónoma.

Importa ainda notar que a construtora norte-americana está a canalizar mais recursos para o desenvolvimento dos seus veículos de próxima geração. Em causa, o Robotaxi e o suposto Model 2 que serão desenvolvidos num novo método de produção que a marca chama "unboxed".

Desenvolvimento do Model 2 terá sido adiado

Perante o cenário acima descrito, importa trazer para a discussão os rumores de que a Tesla terá adiado o desenvolvimento do Model 2. Isto foi avançado recentemente pela Electrek, citando fontes familiarizadas com o assunto.

Esta tese já havia sido levantada anteriormente pela Reuters, porém, a agência noticiosa referiu que a Tesla teria cancelado o projeto. Afirmações que obrigaram Elon Musk a intervir e a esclarecer que isso não é verdade.

Ao que tudo indica, o desenvolvimento do Model 2, de facto, não terá sido cancelado. A Tesla terá apenas adiado o projeto, logo as declarações de Musk não estão totalmente erradas.

Dito isto, a tese de que todas as atenções de Tesla estão no Robotaxi faz todo o sentido. A Tesla precisa de impulsionar o seu crescimento e Elon Musk acreditará que isso pode ser alcançado com o lançamento deste novo produto.

Importa, por fim, relembrar que Musk sugeriu que a apresentação do Robotaxi acontecerá no próximo dia 8 de agosto. Veremos se essa data se confirma ou se é mais uma das promessas furadas do executivo.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.