Elon Musk contra-ataca com atrasos no X para links de outros sites

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Elon Musk e a plataforma X estão, mais uma vez, envolvidos numa polémica.

Tudo porque a rede social está a registar atrasos no redireccionamento para outros sites carregados na plataforma. Mas este atraso só acontece a páginas de empresas e/ou organizações que já tiveram problemas com Musk.

Threads, The New York Times e Mastodon afetados pelos atrasos da plataforma X

imagem do logotipo X
Desde que Elon Musk assumiu a rede social, esta tem estado envolvida em várias polémicas Crédito@X

Elon Musk está novamente no centro de uma polémica e arrastou consigo a plataforma X, anteriormente conhecida por Twitter. De acordo com vários relatos, a rede social está a registar atrasos consistentes de cerca de 5 segundos no redireccionamento para outros sites bem conhecidos.

Bem conhecidos do público e de Elon Musk, uma vez que os sites afetados pertencem a empresas e/ou organizações que tiveram já problemas com o empresário proprietário da Tesla. Threads, a concorrente, Reuters, Bluesky, The New York Times e Substack são alguns dos sites afetados por este atraso.

E, para já, não há uma explicação para a ocorrência desta situação. Tanto os responsáveis do Substack como do The New York Times já se mostraram preocupados com esta situação e consideram este um ato deliberadamente hostil contra as suas empresas.

Nenhum responsável da plataforma X veio a público fornecer uma explicação técnica para esta situação e muitos especialistas e analistas de mercado levantaram já questões sobre a ética de poder destas plataformas digitais. Nomeadamente, o facto de ser possível que grandes empresas consigam manipular a experiência do utilizador comum.

Mas esta não é a primeira vez que este tipo de situação acontece na plataforma. Recorde-se que já no passado, o ainda Twitter bloqueou o acesso a outros sites, mais especificamente a sua utilização na rede social. Desta vez, o problema parece ser ainda mais original e com alvos direcionados.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt