A xAI, empresa fundada por Elon Musk dedicada ao ramo da Inteligência Artificial, apresentou o seu esperado chatbot. Este chama-se Grok e é o mais recente rival ao popular ChatGPT.
O novo modelo de Inteligência Artificial generativa de Elon Musk irá chegar em breve e estará ligado à rede social X. Ficará disponível para todos os subscritores Premium+ assim que deixar a sua fase beta.
Grok é o novo rival ao ChatGPT, apenas para os utilizadores X
Apresentado este fim de semana, o Grok é a ferramenta de Inteligência Artificial generativa da empresa xAI. Este é alimentado por um grande modelo de linguagem, chamado Grok-1, e, segundo a empresa, é mais avançado que o modelo GPT-3.5 em algumas respostas.
Conforme Elon Musk afirmou na rede social X, o Grok está em fase beta e não há previsões sobre quando sairá desse estado. Quando isso acontecer, será disponibilizado para todos os utilizadores da X, subscritores do plano Premium+.
Um grupo selecionado de utilizadores começou a ter acesso a este modelo de IA já este fim de semana. Trata-se de um período experimental que servirá sobretudo para testar as potencialidades desta ferramenta e para corrigir os problemas que possam surgir.
Elon Musk revelou que o Grok estará ligado à X e que terá acesso em tempo a toda a informação disponível nesta rede social. Para o magnata americano, trata-se de uma grande vantagem face aos seus principais rivais.
Deste modo, a xAI almeja aumentar a base de dados de informações deste modelo de IA, potenciando a assertividade das suas respostas. Esta será certamente uma vantagem face aos seus principais concorrentes, sobretudo no combate à desinformação.
Musk falou ainda na vertente sarcástica desta IA e brinca quando afirma que não sabe quem o terá orientado nesse sentido. Como prova da vertente "humorística" do Grok, revelou a resposta deste chatbot sobre como fabricar cocaína.
Esta IA responde em quatro passos, sendo que um deles inclui ter uma licenciatura em química e outro ter um laboratório num local remoto. Remata sublinhando que se trata de uma brincadeira e que essa é uma atividade ilegal que não deve ser encorajada.
Aguarda-se agora pela disponibilização geral do Grok para os utilizadores Premium+ do X. Para já, ainda não existe um calendário definido para que tal aconteça.
Editores 4gnews recomendam: