Samsung Galaxy S24: utilizadores poderão ter que pagar para usar a sua IA

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos rumores mais frequentes sobre os Samsung Galaxy S24 é a aposta em potencialidades de Inteligência Artificial. Esta será um dos principais trunfos dos próximos topos de gama da sul-coreana, porém, os moldes da sua disponibilidade poderão ser uma desilusão.

Em causa está um rumor recente a apontar para a possibilidade de a sua IA generativa chegar em regime de subscrição. Ou seja, os utilizadores dos Galaxy S24 terão de pagar um extra para poder utilizar as ferramentas mais inteligentes destes smartphones.

IA generativa dos Samsung Galaxy S24 disponível apenas para quem quiser pagar?

A tese está a ser veiculada pelo conhecido leaker Revegnus, que por várias vezes nos trouxe pistas sólidas sobre o futuro do mercado tecnológico. Agora, afirma que a Samsung está a considerar exigir um extra aos seus utilizadores para poderem usar as suas novas ferramentas de IA.

Samsung is actively pursuing the option of offering the on-device AI features of the S24 as a ‘subscription’ service.

— Revegnus (@Tech_Reve) 6 de novembro de 2023

Por outras palavras, as ferramentas de IA generativa dos Galaxy S24 poderão estar barradas aos utilizadores. Porém, a Samsung poderá desbloquear tais funcionalidades caso os utilizadores estejam dispostos a pagar uma mensalidade ou anuidade para usufruir delas.

Sabe-se que o Exynos 2400 e Snapdragon 8 Gen 3 contam com mecanismos próprios que habilitam funcionalidades de IA generativa nos smartphones. Portanto, a Samsung tem disponíveis todas as ferramentas para oferecer esta tecnologia nos seus próximos topos de gama.

O surgimento do rumor de que tais funcionalidades poderão ser pagas é o suficiente para deixar o mercado em alvoroço. O receio de que a Samsung possa cobrar pelo uso da IA presente nos seus próximos smartphones é algo que ninguém gostaria de ouvir.

Ao que tudo indica, 2024 será o ano em que a IA generativa chegará de forma massiva ao mercado de smartphones. Contudo, ainda não sabemos em que moldes essa tecnologia será implementada e este rumor suscita vários medos entre os utilizadores.

Este é daqueles rumores que todos esperamos que não se confirme. Os smartphones estão cada vez mais caros e termos de pagar para aceder a algumas das suas novidades é, na minha opinião, penalizar duplamente o consumidor.

Segundo os rumores, os Samsung Galaxy S24 serão apresentados no dia 17 de janeiro de 2024. Até lá, importa aguardar por mais informações que possam esclarecer este e outros temas no que concerne a estes dispositivos Android.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.