Eis como prolongar a bateria do iPhone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Cada vez que uma nova versão do iOS é lançada, os utilizadores de iPhone queixam-se de um rápido esgotamento de bateria.

Mas existem alguns truques que podem ser aplicados para prolongar o mais possível a bateria do smartphone da Apple. Deixamos-te aqui algumas dicas que podes aplicar no teu iPhone para que não te falhe a autonomia em momentos cruciais.

1. Desativar o feedback tátil do teclado

imagem de grupo do iPhone 14
A autonomia de bateria é um dos pontos fortes do iPhone, mas podes recorrer a alguns truques para prolongar ainda mais a vida útil da bateria Crédito@Apple

Algo tão simples como desativar o feedback tátil do teclado pode aumentar a vida útil da bateria do iPhone. Claro que este feedback é importante para o utilizador porque confirma que está a receber e a executar os comandos dados.

No entanto, esta funcionalidade consome muita energia. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre os momentos em que é realmente útil ter esse feedback e os outros momentos em que o podemos dispensar.

Saliente-se que este recurso não é ativado por padrão, terá de ser o utilizador a configurá-lo para poder usar o mesmo.

2. Desligar conteúdos dinâmicos

Os conteúdos dinâmicos são outro dos itens que consome muita bateria. A atualização do iOS 16.1 disponibilizou o recurso Live Activities que permite que os utilizadores recebam notificações contínuas e atualizadas no ecrã de bloqueio ou na Dynamic Island.

Este é um recurso interessante, mas se a ideia é poupar a bateria, deves mantê-lo desativado pelo maior período de tempo possível.

3. Eliminar widgets no ecrã de bloqueio

Retirar os widgets do ecrã de bloqueio ajuda a poupar a energia da bateria ao reduzir o número de processos executados em segundo plano. Isto porque os widgets estão a ser sempre atualizados em segundo plano.

O truque é criares um ecrã de bloqueio isento de widgets. Assim, em momentos em que precises de poupar bateria apenas tens de selecionar esse ecrã de bloqueio limpo de widgets. O iOS 16 permite que os utilizadores criem vários ecrãs de bloqueio e alternem entre estes.

4. Desativar funcionalidade Always-On-Display

Sabemos que o recurso Always-On-Display pode ser muito útil. Mas é também uma funcionalidade que drena rapidamente a bateria do iPhone.

Este recurso está disponível nos modelos iPhone 14 Pro e Pro Max, mas pode ser desligado se o objetivo é poupar a bateria.

Podes ainda recorrer a estas dicas adicionais:

  • Reduzir o brilho do ecrã
  • Desativar atualizações de aplicações em segundo plano
  • Usar o modo de baixo consumo de energia
  • Usar o Wi-Fi em vez dos dados móveis
  • Limitar as notificações

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt