Eis como funcionarão os ecrãs dos smartphones do futuro

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

É impossível prever o futuro. Contudo, podemos ter uma ideia à medida que a tecnologia avança. Pelo que temos visto nos últimos anos, o objetivo passa por eliminar as margens do equipamento.

Aos poucos a maior parte dos fabricantes foi fazendo à sua maneira. Uns deixaram uma notch, outros resolveram retirar o máximo que conseguiram e colocar uma câmara frontal pop-up.

Ecrãs dos futuros smartphones terão mais do que 100% de ratio

É estranho dizer que um ecrã terá mais do que 100% do ratio do ecrã. Afinal de contas, para que isso aconteça, o ecrã terá de ir para além daquilo que percebemos que é o ecrã.

É isso mesmo que acontecerá. De acordo com IceUniverse, leaker respeitado pelas suas previsões, os ecrãs tomarão uma forma diferente no futuro. Segundo a sua imagem (que podes ver acima), os ecrãs saltarão para as laterais do smartphone.

Assim sendo, teremos mais "ratio" do ecrã porque essa é uma área que normalmente não é utilizada como ecrã. Ainda assim, temos de ter ideia que o objetivo passará por não mostrar conteúdo nas laterais mas introduzir botões de virtuais (haptic feedback).

A Samsung pode ser uma das primeiras a criar tal equipamento

Imagina os primeiros Samsung Galaxy com ecrã curvo. A Samsung utilizou as laterais para introduzir uma tonalidade quando alguém te ligava. Mesmo assim, tínhamos a lateral de metal para os botões físicos. Ou seja, o objetivo é remover essas laterais.

Escusado será dizer que a Samsung e a LG estão na linha da frente para a tecnologia. As empresas são as que dominam o mundo dos ecrãs. Seja para smartphones ou televisões. Assim sendo, podemos esperar que tal característica venha a envolver os equipamentos dos próximos anos. Resta-nos apenas saber como é que colocaremos uma película protetora com um ecrã desta magnitude.

Editores 4gnews recomendam:

  • WTF altera o seu tarifário com promoção para combater a Vodafone e a MEO
  • Apple pode apresentar um novo MacBook Pro já em setembro
  • Xiaomi CC9 e CC9e: eis as especificações e preços dos smartphones
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.