Goole Allo 1

Depois de ter sido uma das estrelas da última edição da Google I/O, o Google Allo chegou finalmente no dia de ontem tanto para Android, como para iOS. Esta é uma aplicação de troca de mensagens instantâneas que cativou a curiosidade de todos pelo facto de se que querer assumir como uma aplicação inteligente e que se adaptará aos nossos ritos.

Vê também: Google troca privacidade de utilizadores por “respostas inteligentes” na nova aplicação “Allo”

   

Mas esta adaptação a cada utilizador vem com um custo, um bastante elevado para os que se preocupam com a sua privacidade. Aquando da apresentação da Google Allo, a Google divulgou que a aplicação iria de facto guardar as nossas mensagens nos seus servidores, mas apenas de forma temporária.


Com a libertação oficial da aplicação, a história mudou drasticamente. Acontece que as mensagens trocadas via Google Allo ficarão armazenadas indefinidamente nos servidores da Google - e consequentemente acessíveis a ti, à Google e a qualquer um que consiga hakear esses servidores - até que tu as decidas apagar. Ora, esta alteração na politica de privacidade da aplicação levou Edward Snowden a ser muito critico em relação à aplicação.

Para o antigo analista da NSA, o Google Allo é basicamente um programa de vigilância sobre a humanidade desenhado pela Google. É precisamente esse o termo que Snowden utiliza no seu Twitter quando se refere ao Allo, "Google Surveillance".

snowden_allo

Edward Snowden é mundialmente conhecido por ter desmascarado o programa de vigilância que os EUA utilizam no seu próprio território e por isso um dos homens mais procurados do mundo. Portanto, quando se toca a questões de privacidade ele é um dos homens mais bem informados do mundo nesse aspeto.

Portanto, se és um maníaco com a tua privacidade e levas em linha de conta as opiniões dos especialistas, o Google Allo definitivamente não é para ti.

Talvez queiras ver:

Marketing da Google gera novas dúvidas

Próximos Google Pixel poderão trazer certificação IP53

Galaxy Note 7: 26 casos de explosões são considerados falsos