Estes editores de vídeo são totalmente gratuitos, alguns contêm packs para ferramentas adicionais, mas todos eles permitem criar projetos e edições sem custos adicionais.
São muito bons para introdução e aprendizagem de edição de vídeo, para que mais tarde possas avançar para um editor premium mais avançado.
1. Lightworks
O Lightworks é um dos editores de vídeo mais poderosos da nossa lista, é gratuito e disponibiliza ferramentas profissionais. Por ser tão completo, poderás não ser capaz de dominar o software da noite para o dia, mesmo assim consegues realizar uma edição de vídeo mais básica, sem dificuldade.
Consegues encontrar excelentes tutoriais de vídeo que te ajudarão a compreender todas as funcionalidades do editor e ainda acelerar o teu processo de aprendizagem inicial.
Podes fazer o download do Lightworks na página oficial. A versão paga, Lightworks Pro, permite exportação para outros formatos de vídeo, renderização em 4K e ainda exportação de vídeos 3D.
Prós
- Ferramenta poderosa, mesmo para utilizadores mais avançados.
- Suporta vários formatos de vídeo.
Contras
- Suporte para vídeo 4K necessita de subscrição paga.
2. OpenShot
Leve e fácil de usar, o OpenShot é uma ferramenta de edição básica. Inclui suporte de imagem e áudio, animações e opções ilimitadas de efeitos e blocos em 3D.
Por ser tão simples e descomplicado, é muitas vezes comparado ao Windows Movie Maker pela sua simplicidade. Contém muitas mais funcionalidades e ferramentas para que possas editar os teus vídeos de maneira diferente.
É gratuito, basta transferires o OpenShot na página oficial.
Prós
- Fácil e intuitivo de usar.
- Aplicação Open-source.
Contras
- Otimização da aplicação.
- Poucas ferramentas para edição avançada.
3. Shotcut
O Shotcut é um programa Open-source, significa que após o download terás acesso a todos os recursos e funcionalidades sem qualquer tipo de subscrição paga.
Consegue suportar vários formatos de vídeo diferentes e consegues encontrar bons tutoriais online, para te ajudar a compreender todas as funções. Destaca-se pela possibilidade de editar vídeos 4K e pela facilidade de uso.
Transfere o Shotcut na página oficial.
Prós
- Interface intuitiva.
- Suporte de vídeo 4K.
Contras
- Desenvolvido com base em Linux, compromete na estabilidade.
4. Hitfilm Express
Hitfilm Express é um editor de vídeo mais exigente, que promete ferramentas de nível profissional, de acesso gratuito. Inclui ferramentas de corte avançadas, chroma key para fundos verdes e filtros audiovisuais de todo o tipo.
O editor recebe atualizações constantes que incluem novas ferramentas, algumas delas têm um custo adicional, mas terás acesso gratuito a grande parte das funcionalidades.
Transfere a versão Express para criares projetos com efeitos especiais.
Prós
- Suporte de vídeo 3D e 4K.
- Permite edição durante a exportação.
Contras
- Processo de exportação lento.
- Compras complementares.
5. VideoPad
É um editor de vídeo básico e muito bom para iniciantes, é muito semelhante ao Windows Movie Maker pela sua simplicidade e interface intuitiva, não terás problemas em criar pequenos projetos pessoais.
A versão gratuita não permite criação de vídeos para uso comercial, para isso existem 2 versões que possuem ferramentas avançadas, plugins e formatos de exportação diferentes.
Recomendamos a versão gratuita para iniciantes.
Prós
- Suporta várias formatos de vídeo.
- Fácil de usar.
Contras
- Pouca variedade de recursos.
6. DaVinci Resolve
Criado para cineastas, esta versão gratuita contém ferramentas gráficas muito poderosas, é utilizado para edição de cinema profissional. Contém uma precisa ferramenta de ajuste e correção de cores.
Por ser tão avançado, podes precisar de pesquisar alguns tutoriais e assim facilitar o uso deste editor de vídeo.
Alguns recursos adicionais envolvem custos e existem duas versões que possuem mais plugins, formatos de exportação e outra funcionalidades.
Experimenta a versão gratuita, se procuras um editor mais avançado.
Prós
- Ferramenta profissional avançada.
- Suporte de vídeo 3D e 4K.
Contras
- Por ser tão avançado, poderás precisar de tempo de habituação.
- Altos requisitos de sistema.
ClipChamp: para edições rápidas online
O ClipChamp é conhecido por ser incrivelmente fácil de usar e de simples exportação. Para além de ser gratuito, os vídeos editados não têm qualquer marca de água.
Por ser uma ferramenta online, por vezes o processo de edição pode ser mais lento, contudo é um editor super útil para pequenas e rápidas edições. Utilizado e recomendado para redes sociais.