Ecrãs MicroLED podem ser o futuro dos iPhones

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Foxconn está a aumentar a produção de tecnologia MicroLED para ecrãs. Esta é uma tentativa de fechar negócio com a Apple, que tem vindo a mostrar interesse nesta tecnologia.

A tecnologia MicroLED, à semelhança da OLED, tem a vantagem de cores mais correctas, melhores contrastes, taxas de atualização e tons pretos mais verdadeiros. Ambas as tecnologias utilizam pixeis que se auto iluminam.

Os painéis OLED, no entanto, perdem em alguns aspectos para os MicroLED. Estes últimos são mais finos, mais brilhantes e são mais eficientes em consumo. Adicionalmente, os componentes orgânicos dos MicroLED tem um tempo de vida maior e são mais resistentes a queimaduras.

A Apple e os MicroLED já tem alguma história

Em 2014, a Apple adquiriu a fabricante de ecrãs MicroLED LuxVue. No ano seguinte a empresa da maçã fez um investimento num laboratório no Taiwan com objetivo de estudar as tecnologias de painéis para o futuro.

3 anos depois a Apple deixou de investir tanto tempo nesse laborátorio. Rumores na altura indicaram que a empresa passou a ter um estabelecimento nos Estados Unidos, mais especificamente em Santa Clara, na Califórnia.

Outra empresa de olho neste potencial negócio é a TSMC, uma fabricante de semicondutores do Taiwan. A mesma tem vindo a estudar possíveis aplicações dos MicroLED em formatos mais pequenos. Para a Apple, isto traduz-se em possíveis ecrãs para os Apple Watch.

Assim sendo, a Apple tem pelo menos duas escolhas quando quiser apostar a sério na tecnologia MicroLED. Pode até mesmo fazer uma parceria com as duas, reduzindo custos e aumentando consideravelmente a produção.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Assistant e Siri são igualmente populares, afirma estudo da Microsoft
  • Como funciona a primeira mercearia autónoma em Inglaterra
  • A história repete-se: Galaxy S10 5G ardeu e Samsung não se responsabiliza
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.