É urgente a troca dos cabos submarinos interilhas em Portugal. Pelo menos, é o que refere o Governo dos Açores e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
De acordo com o vice-presidente do executivo dos Açores, a solicitação já foi feita às entidades governamentais. No entender de Artur Lima, é “urgentíssimo” que o financiamento seja assegurado pela República (via Dinheiro Vivo).
Recorde-se que, já no dia 9 de maio, havia sido feita uma solicitação pelo próprio, com o intuito de encontrar uma solução para este problema. Artur Lima garante que ainda não houve qualquer tipo de resposta, apesar do caráter urgente da situação.
ANACOM refere que é preciso garantir "comunicações de qualidade"
Ainda assim, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores adianta que vai ter, muito em breve, uma reunião com o ministro das Infraestruturas. Este destaca que é fulcral garantir a devida ligação entre Portugal Continental, Açores e Madeira.
Quem corrobora a posição defendida pelos açorianos é a ANACOM. Segundo a agência de comunicação, é de grande importância que sejam garantidas “comunicações de qualidade” nas zonas em questão.
Segundo Sandra Maximiano, da ANACOM, “ganhamos muito mais se olharmos já – e quanto mais rápido melhor – para a construção do interilhas e tentar fazer essa complementaridade que é muito importante” (via Dinheiro Vivo).
Um cabo submarino da Google também pode estar a caminho
Nesse sentido, a própria acrescenta que poderá ser preciso fazer algum tipo de adaptação, em termos de pares de fibra ótica. A representante da ANACOM lamenta o facto de o projeto estar a ser repensado de forma tardia.
Ainda assim, destaca que o mais importante é mesmo começar a trabalhar nesse sentido. Quem enaltece esse trabalho conjunto é José Manuel Bolieiro. O líder regional dos Açores realça o compromisso de melhorar o sistema de cabos submarinos interilhas.
Outro assunto que também surgiu teve a ver com o cabo submarino da Google. Ao que tudo indica, o processo em questão está em andamento e deveremos conhecer novidades sobre o tema em breve.
É expectável que o cabo em questão vá ligar diretamente Portugal e os Estados Unidos.