É este o smartphone que todos vamos ter no futuro?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Desde a proliferação dos smartphones, encabeçada pelo iPhone em 2007, que nos fomos habituando ao seu formato. Com margens cada vez mais reduzidas, podemos dizer que genericamente não passam de um retângulo com ecrã e câmaras cada vez melhores.

Foi por isso que quando os smartphones dobráveis apareceram, vimos uma luz ao fundo no túnel para quem queria algo diferente. E as empresas têm-nos trazido em basicamente dois formatos.

O formato concha (Flip), que permite ter um smartphone de tamanho “normal”, e dobrá-lo para melhor arrumação no bolso. Ou o formato Fold, que basicamente permite desdobrar o equipamento, para que este se torne uma espécie de tablet.

Serão os smartphones com ecrã extensível o futuro?

Mas o futuro pode trazer uma abordagem diferente da que temos visto, para já, em apenas alguns conceitos. Falamos dos smartphones com ecrã extensível/rolável. O mais recente exemplo que pudemos vislumbrar neste campo foi o Moto Rizr, no stand da Lenovo na MWC 2023.

Moto Rizr
Moto Rizr em formato normal (à esquerda) e em formato esticado V(à direita)

Este é um conceito que se apresenta, na sua essência, como um compacto smartphone de 5 polegadas. Mas quando são abertas determinadas apps no equipamento, este estende-se para cima (daí o Rizr), passando a ter 6,5 polegadas.

Vê o Moto Rizr em ação em vídeo

O utilizador teria na sua essência um smartphone que lhe vai caber no bolso facilmente. E apenas quando precisa, este estica-se. É claro, por alguma razão este Rizr e outros conceitos do género não passam disso.

Por enquanto é apenas um conceito

Embora a ideologia seja excelente, é um produto que imediatamente imaginamos como frágil. Primeiro porque existem partes do mesmo que se movimentam. E depois porque existe uma parte do equipamento para se esconder quando este encolhe, e que não deve apreciar nada detritos.

Recorde-se que a Samsung também mostrou o seu conceito de equipamento com ecrã extensível na CES 2023. Este consegue expandir o painel de um tablet dobrável. A LG e a Oppo também já mostraram os conceitos deste segmento no passado.

Será este o smartphone que vamos ter no futuro? O conceito é prometedor, mas ainda vamos ter de esperar para o ver lançado no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.