Duolingo anuncia 1ª loja pop-up e quer tornar a sua mascote "tão famosa quanto o Pikachu"

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

A coruja verde que representa o Duolingo já pode ser vista em peluches, t-shirts, mochilas e outros produtos. A mascote Duo acabou por tornar-se um símbolo de fácil reconhecimento da aplicação de aprendizagem de idiomas. E o Duolingo quer mais. A empresa anunciou a abertura da primeira loja pop-up e mira em tornar o Duo numa mascote "tão famosa quanto o Pikachu".

A loja pop-up do Duolingo

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Imagem: Shutterstock / Muhammad Alimaki

Sempre presente na aplicação, a fazer os utilizadores sentirem-se culpados quando perdem uma lição, o Duo já pode ser visto também nas publicações do Duolingo no TikTok. A mascote até participou do tapete vermelho da estreia do filme Barbie. Com tudo isso, o representante emplumado da marca já ganhou uma base de fãs, especialmente entre a Geração Z.

Isso deve crescer ainda mais com a abertura da primeira loja pop-up do Duolingo. Localizada no bairro Soho de Nova York, a loja terá produtos de edição limitada, como um Crocs verde-claro que custam cerca de US$ 70 o par. Os entusiastas do Duolingo podem visitar a loja pop-up de 23 a 25 de agosto.

Mas a experiência da loja pop-up vai além dos produtos. Para ganhar entrada no chamado pop-up “Streak Society”, os convidados precisam concluir uma lição do Duolingo. Lá dentro, todos podem tirar uma foto com o Duo, mas quem tiver mais uma sequência maior de dias consecutivos de nas lições da aplicação, pode desbloquear outras oportunidades na loja.

Participantes com uma sequência de 30 dias ou mais, por exemplo, ganharão um bilhete para brincar na máquina de garras com peluches e outros prémios. A cada 30 minutos, o aprendiz com a maior sequência de dias presente na loja - e a pontuação é exibida num ecrã - ganha uma peluche gigante do Duo.

O objetivo da loja é aumentar ainda mais a fama do Duo (e o futuro é promissor)

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Imagem: captura de ecrã / loja online Duolingo

De acordo com Michelle Sharp, diretora de operações de marketing do Duolingo, as ações da empresa neste momento visam ampliar ainda mais a popularidade da mascote Duo. Segundo Sharp, a missão é clara: “Um dia tornar o Duo tão famoso quanto o Pikachu”.

“Tudo o que estamos a fazer — protegendo o IP, expandindo para diferentes plataformas e fazendo coisas como esse pop-up experiencial — é tudo em direção a esse objetivo”, afirmou a diretora em uma entrevista à Modern Retail.

Tornar o Duo tão famoso quanto o Pokémon significa expandir exponencialmente a popularidade do próprio Duolingo. E a aplicação para estar neste caminho. Com registos de 5 trimestres lucrativos consecutivos, o Duolingo viu as suas receitas saltarem para US$ 178,3 milhões no 2º trimestre, incríveis 41% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, conforme reportou o Modern Retail. Além disso, o número de utilizadores a pagar pela app cresceu 52%, totalizando atualmente 8 milhões de assinantes.

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Imagem: captura de ecrã / loja online Duolingo

No meio deste crescimento, a popularidade do Duo acabou por tornar-se numa nova fonte de receita óbvia, disse Sharp. Segundo a diretora, desde o lançamento da loja online, há 2 anos, as vendas de produtos dobraram a cada ano. Não é à toa, o Duolingo expandiu o elenco de personagens do seu Duolingo-verso. Agora, os utilizadores da aplicação também interagem com urso do desenho animado Falstaff e a adolescente gótica Lily.

Apesar disso, a empresa está ciente de que a maior parte da sua receita geral vem da fração de utilizadores que pagam para pular anúncios ou utilizar seus novos recursos com tecnologia de IA, conforme destacou o The Wall Street Journal. Por que a loja pop-up e todos estes produtos, então? Fortalecimento de marca.

A diretora ainda disse ter a expectativa de abrirem mais pop-up noutros países, uma vez que o Duolingo é hoje uma aplicação global.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.