Ducati PRO-I EVO: a nova trotinete elétrica inspirada na Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Ducati acaba de apresentar oficialmente uma nova trotinete elétrica apelidada de PRO-I EVO. É a mais recente aposta da fabricante italiana no segmento da mobilidade urbana com uma solução elétrica muito similar às mais recentes propostas da Xiaomi.

Ainda que este não seja o tipo habitual de lançamentos da Ducati, marca de renome no segmento premium, o seu novo lançamento pode ser considerado acessível, tendo em consideração o padrão da fabricante, ao receber um preço recomendado de 477 dólares.

A Ducati tem uma nova trotinete elétrica, a PRO-I EVO

Trotinete elétrica Ducati

Em primeiro lugar as suas semelhanças com o modelo Xiaomi M365 são notórias. Aliás, seriam perdoados ao pensar que a nova trotinete Ducati mais não é que uma M365 com branding da fabricante italiana presente em vários elementos do produto.

O leque de especificações técnicas é, também ele, similar ao produto da Xiaomi. Temos, por exemplo, um motor com 350 W de potência, alimentado por uma bateria de 280 Wh. Já a velocidade máxima é de 25 km / h, valor padrão neste segmento.

A autonomia, contudo, não foi revelada pela fabricante, não sendo conhecidos valores neste campo. Caso seja efetivamente idêntica à Xiaomi M365 a sua autonomia pode alcançar os 40 km, consoante também o padrão de uso.

Tem várias semelhanças com a trotinete Xiaomi M365

Trotinete Ducati XIaomi

Importa frisar que a Ducati PRO-I EVO não é a primeira trotinete elétrica da fabricante italiana. Há medida que mais empresas do setor se voltam para a mobilidade elétrica, o mesmo fez a Ducati que já tem diversos modelos lançados em nome próprio.

Note-se, contudo, que também a Ducati recorreu a outras fabricantes, firmando parcerias para a construção das trotinetes que chegariam ao mercado com o seu nome. Um mesmo processo que é replicado pela Xiaomi, por exemplo, cujas trotinetes são fabricadas pela Segway-Ninebot. Não sabemos, contudo, se a Ducati recorreu também a esta fabricante.

Até ao momento a Ducati tem recorrido à Thok E-Bikes para produzir a uma bicicleta de montanha com a sua marca, Ducati, que foi seguida por outros modelos ao longo dos últimos meses. Também recentemente, a Ducati colocou no mercado uma trotinete elétrica com banco, lançada em parceria com a Super SOCO.

A nota trotinete elétrica Ducati custa de 477 dólares

Trotinete elétrica Xiaomi

Além da mobilidade urbana, a Ducati já havia feito saber que produziria uma mota elétrica num futuro próximo. A promessa feita pelo CEO da fabricante italiana, contudo, ainda não surtiu frutos.

É, por outro lado, uma questão de tempo até que tal produto seja apresentado à medida que mais fabricantes do setor se voltam para a mobilidade elétrica. Ainda assim, a marca também fez saber que exploraria novos conceitos, tipologias de produtos e diferentes tipos de combustíveis.

Até lá temos a trotinete elétrica Ducati PRO-I EVO com um preço de 477 dólares a chegar em breve ao mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.