Doogee V30T review: smartphone robusto com bateria de 10800 mAh

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 10 min.

Até há bem pouco tempo, os smartphones robustos (rugged) eram apenas focados nessa mesma robustez, e não tanto em oferecer especificações de encher o olho. O recém-lançado Doogee V30T consegue fornecer ambos: robustez e especificações de qualidade.

Usar um smartphone robusto como deste género, até há bem pouco tempo, poderia trazer assim algumas limitações para os utilizadores. Mas não há dúvida que este é um equipamento que nos fornece não só certificação militar, bem como alguns detalhes bem perto de alguns dos melhores equipamentos do mercado. Vamos conhecê-lo melhor?

doogee v30t

Unboxing e primeiras impressões do Doogee V30T

Assim que abrimos a caixa, ficamos logo embevecidos com a imponência do Doogee V30T. O equipamento está disponível em Marble Black, Galaxy Grey e na elegante Rose Gold que testamos.

No interior da caixa encontras um cabo USB-C para USB-C de carregamento, e ainda um carregador rápido de 66 W. Que bem vamos precisar, já que este terminal tem uma super bateria de 10800 mAh.

Ainda na caixa encontramos uma película de plástico para o ecrã do terminal, e um manual de instruções. Uma experiência relativamente completa, pois este não é o tipo de equipamento em que vamos precisar de usar capa. O terminal já vem inclusivamente com uma película pré-colocada.

doogee v30t

Especificações técnicas do Doogee V30T

  • Processador MediaTek Dimensity 1080
  • Conetividade 5G (Dual Band SIM 5G+5G)
  • 12 GB de memória RAM LPDDR5 (+ 8GB de RAM virtual)
  • 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1
  • Extensível até 2 TB por microSD
  • Ecrã IPS LCD de 6,58 polegadas com resolução Full HD+
  • Taxa de atualização dinâmica até 120 Hz
  • Altifalantes estéreo com suporte para áudio Hi-Res
  • Câmaras traseiras: 108 MP (principal), 20 MP (visão noturna) e 16 MP (ultrawide e macro)
  • Câmara frontal de 32 MP
  • Bateria de 10800 mAh com carregamento de 66 W
  • Certificação IP68 / IP69K MIL-STD 810H
  • NFC, Wi-Fi 6, Dual Band GPS

Design do Doogee V30T

O design do Doogee V30T vai ao encontro do que procura quem quer um smartphone robusto. É um equipamento com uma espessura generosa de 17,8 mm.

E isso significa também que é um equipamento pesado. São atributos que, para quem precisa de um equipamentos para condições extremas, não se vai importar de ter. Até porque no design traseiro (goste-se ou não da cor) e na lateral só há coisas boas a dizer.

Onde o equipamento parece mais datado é no design do ecrã. Isto porque temos margens pronunciadas e notch em forma de gota. Mas que certamente serão apreciadas por utilizadores com mãos grandes (e muitas vezes menos limpas) que vão segurar os equipamentos nessas condições.

doogee v30t

Este é um equipamento com um design focado em condições extremas. Isso significa que não é um dispositivo para todos. Mas dentro do segmento, é apelativo.

Construção

Tal como a marca afirma, o Doogee V30T é produzido com material robusto que faz com que seja construído como um ‘tanque’. Ao acabamento emborrachado das laterais junta-se a traseira em alumínio.

O resultado é a certificação militar MIL-STD-810H. Isto significa que temos aqui um equipamento pronto para aguentar cenários stressantes. Falamos não só de altas ou baixas temperaturas, com areia e pó, vibrações, humidade ou altitude.

doogee v30t

E é claro que o terminal conta com certificação IP68 para que possa ser à prova de água. E inclusivamente está todo bem selado, até na saída de carregamento USB-C

O ecrã conta com proteção Gorilla Glass 5, que promete boa proteção contra riscos ou quedas acidentais do dia a dia. Segundo a marca temos desempenho em quedas 1,5 vezes melhor e contra riscos 2 vezes melhor.

De referir que o acabamento traseiro é anti-riscos e anti-impressões digitais. Pelo que a experiência com este equipamento é de que é uma verdadeira ‘besta’ em termos de construção.

doogee v30t

Ecrã

O Doogee V30T tem um ecrã IPS LCD de 6,58 polegadas com resolução Full HD+, e margens ligeiramente pronunciadas. Não é um painel AMOLED como encontras noutros equipamentos desta faixa de preço, e aí nota-se que marca acabou por poupar um pouco.

A notch em formato de gota também ajuda a que o ecrã pareça um pouco mais datado. Já se pedia um painel AMOLED nesta faixa de preço, mas provavelmente não é algo que seja primordial para o target de clientes destes equipamentos. O que poderia ser melhor é o brilho máximo que peca por escasso com muita luz solar.

Mas embora estejamos a falar de um painel IPS LCD, a marca não poupou na fluidez. Temos taxa de atualização variável entre 60 e 120 Hz, que nos traz uma experiência de ecrã bastante fluida.

doogee v30t

Áudio

O Doogee V30T oferece uma experiência segura aos utilizadores no campo do áudio. Chega com altifalantes estéreo, que o tornam atrativo para assistires a conteúdo multimédia no equipamento. Mas se subires muito o volume, nota-se alguma distorção.

Para os utilizadores mais exigentes, este também tem suporte para áudio Hi-Res. Isto significa que podemos contar com a melhor qualidade de áudio na hora de reproduzirmos as nossas músicas favoritas.

Desempenho

No desempenho do Doogee V30T não há muito a dizer, até porque está alinhado com alguns smartphones desta faixa de preço que saíram recentemente. Veja-se o Redmi Note 12 Pro+ ou o Samsung Galaxy A54 que têm este mesmo processador MediaTek Dimensity 1080.

doogee v30t

É um processador que nunca me deixou ficar mal nestes dias de teste, e posso dizer-te que o equipamento sempre se revelou bastante responsivo. Mesmo em tarefas mais pesadas como jogos, este porta-se bastante bem.

Testes de desempenho ao Doogee V30T
Testes de desempenho ao Doogee V30T. À esquerda 3D Mark e à direita o Geekbench

Já temos aqui 5G (que pode ser usado em dois cartões SIM), devendo apenas ficar claro que não é um topo de gama. Mas é um desempenho que vai seguramente agradar à maioria dos consumidores.

No campo do armazenamento temos 256 GB, mas este pode ser expandido via microSD até 1 TB. Na RAM temos 12 GB que são mais que suficientes. Mas a marca dá-te ainda a opção de usares 8 GB virtuais se precisares de mais desempenho.

doogee v30t

Interface

À data de escrita o Doogee V30T ainda só conta com Android 12, e não com o mais recente Android 13. Isso é algo que deves ter em conta antes de adquirir o equipamento.

Quanto à interface deste, tem alguma personalização da marca, mas nada que deturpe muito aquilo que é a experiência de Android. Mas a melhor surpresa foi a quantidade de apps pré-instaladas.

O melhor elogio a fazer à Doogee é que este foi dos smartphones Android que já testei com menos bloatware. Além das aplicações da Google e de uma ou outra app de calculadora ou ferramentas da marca, não temos aqui aplicações desnecessárias pré-instaladas. E isso é de louvar.

doogee v30t

De notar ainda que algumas partes do sistema acabam por usar expressões em inglês, mesmo quando temos definido português. Mas é algo que facilmente pode ser melhorado com atualizações.

Câmara

As câmaras não são uma das razões principais pela qual alguém compra um smartphone robusto. Mas quando se paga em torno de 500 euros, qualquer utilizador quer ter uma boa experiência.

E é isso que vais ter principalmente quando falamos da câmara principal deste Doogee V30T. Temos aqui um sensor de 108 MP com abertura f/1.8 e estabilização ótica de imagem (OIS).

Imagem capturada no modo 108MP do Doogee V30T
Imagem capturada no modo 108MP do Doogee V30T

Isso faz com que tenhamos imagens bastantes interessantes, se tivermos em conta que é um equipamento de gama-média. Este sensor principal é onde vais conseguir melhores resultados.

Como o equipamento tem estabilização ótica de imagem e permite gravação de vídeo até 4K, também temos imagens com boa estabilização. Como podes ver no vídeo abaixo onde estou a caminhar, este safa-se bem nesse campo.

doogee v30t
Imagem capturada com a câmara principal do Doogee V30T

Temos uma lente ultrawide de 16 MP com ângulo de visão de 130.º que também serve como macro que fornece imagens decentes até 4 cm de distância do objeto.

Mas não esperes que esta tenha a mesma qualidade do sensor principal. E temos também uma câmra de 20 MP com visão noturna que pode ser interessante se quiseres tirar fotografias à noite com apoio das duas luzes infravermelhos para captar alguma imagem.

A câmara frontal promete retratos sofisticados e precisos. Podemos dizer que dá para para tirares uma selfie decentes, mas não esperes algo com muito detalhe, principalmente com menos luz. Mas dá para o gasto, e para fazer umas videochamadas.

Imagem captada com a câmara frontal do Doogee V30T
Imagem captada com a câmara frontal do Doogee V30T

Bateria

Quando tiramos o Doogee V30T da caixa, o que salta mais à vista é a sua espessura de 17,8 mm. Esta serve para conseguimos ter um equipamento robusto, mas também uma bateria com uns impressionantes 10800 mAh.

A marca afirma que podes ter aqui um equipamento com autonomia até 40 dias. Mas estamos a falar obviamente de autonomia em que o uso do equipamento será praticamente nulo, em standby.

Num uso real, posso dizer-te que um utilizador leve a médio tem aqui smartphone com autonomia facilmente para uma semana. O que não deixa de ser impressionante e que alguns utilizadores vão simplesmente adorar.

doogee v30t

Para utilizadores mais intensivos, que queiram tirar real partido do equipamento que compraram, é bem provável que tenham bateria para 3 dias de uso sem problemas. E não penses que carregar estes 10800 mAh será um pesadelo.

O carregador que vem na caixa providencia até 66 W de carregamento SuperDart. Segundo a marca consegues 55% de autonomia em 30 minutos. E isso dar-te-á facilmente para mais que um dia de uso.

O que esperar da bateria do Doogee V30T? Standby até 960 horas, streaming até 15 horas, chamadas até 12 horas, browsing até 15 horas e reprodução de música até 40 horas. De longe o equipamento com melhor autonomia que já testei.

doogee v30t ao lado do Nothing Phone (1)
Doogee V30T ao lado do Nothing Phone (1)

Qualidade-preço

O Doogee V30T chega ao mercado com um preço interessante de 375,90 € (à data de escrita) no AliExpress. Se esquecermos o ecrã LCD, oferece algumas especificações que se adequam à sua faixa de preço.

Além da construção impecável e robusta com certificação militar, tem uma bateria de 10800 mAh com carregamento de 66 W. Adicionalmente temos armazenamento de 256 GB que pode ser expandido e 12 GB de RAM.

A câmara principal de 108 MP tem estabilização ótica de imagem, mas a câmara frontal produz apenas resultados decentes. De realçar ainda que temos sensor de impressões digitais na lateral suficientemente rápido, mas que nem sempre responde ao primeiro toque.

doogee v30t

Conclusão

É um smartphone ideal para condições extremas, se não quiseres abdicar de muitas características e desempenho interessante. A bateria extensa providencia autonomia que pode ir dos 3 dias de uso intensivo a uma semana de uso leve.

Podes contar com um equipamento que vai aguentar muitas quedas, variações de temperatura e aguenta com pó e água com fartura. Como nem tudo é perfeito, a câmara frontal poderia ser melhor e um ecrã com mais brilho ajudaria a melhor desempenho com muita luz solar a incidir.

É um smartphone que aconselho se procuras um equipamento robusto para condições extremas com uma autonomia incrível.

À data de escrita, o Doogee V30T encontra-se 549,99 dólares no site oficial. Confere detalhes sobre preços e envios abaixo.

Confere todos os detalhes sobre o V30T no site oficial da Doogee

doogee v30t

Design 3,5
Construção 5
Ecrã 3
Desempenho 4
Áudio 3
Interface 3,5
Câmara 3,5
Bateria 5
Qualidade/preço 3,5
Pontuação 3,8 - Bom

Pontos fortes do Doogee V30T

  • Construção robusta com certificação militar MIL-STD-810
  • À prova de água com certificação IP68
  • Bateria de 10800 mAh com autonomia para vários dias
  • Carregamento rápido de 66 W
  • Smartphone adequado para condições extremas

Pontos a melhorar do Doogee V30T

  • Câmara frontal apresenta resultados apenas decentes
  • Ecrã apresenta pouco brilho em condições de muita luz
  • É um smartphone pesado e com espessura de 17,8 mm

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.