Donald Trump pode tornar produtos Apple ainda mais caros

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Donald Trump está preparado para tornar a importação de produtos da China para os Estados Unidos ainda mais complicada. De acordo com o presidente norte-americano, o total poderá ultrapassar os 400 mil milhões de euros. A Apple já enviou uma carta oficial onde explica que estas medidas poderão afectar directamente todos os consumidores de produtos tecnológicos.

De acordo com a empresa de Cupertino, uma vasta linha dos seus produtos iria acabar por ver os seus preços subir consideravelmente, caso os impostos de 25% sobre produtos importados da China viesse a ser aplicado.

Vê ainda: Apple iPhone XS: Estes poderão ser os preços dos novos iPhones

Estas declarações da Apple surgiram após o presidente Donald Trump ter informado que se estava a preparar para aplicar uma taxa de 25% em 172 mil milhões de euros em produtos importados da China. Após receber a carta da Apple, informou que caso seja necessário, já tem tudo preparado para aplicar a mesma taxa em outros 230 mil milhões.

Esta guerra económica entre os Estados Unidos e a China poderá vir a custar muito dinheiro não só a grandes empresas, mas especialmente ao consumidor final. Embora apenas os Estados Unidos sejam afetados directamente por estas potenciais taxas, as repercussões poderão estender-se ao resto do mundo.

Produtos da Apple poderão ficar ainda mais caros nos EUA graças a Donald Trump

De acordo com a carta enviada pela Apple, produtos como o Apple Watch, AirPods, HomePod, headphones Beats, Mac Mini e uma mão-cheia de acessórios seriam afectados directamente por estas taxas. Fazendo com que os seus preços no mercado americano subissem substancialmente. Toda a gama de portáteis Macbook e iMac acabariam por ser afectada, uma vez que a grande maioria dos seus componentes são importados da China.

Parece que Donald Trump está decidido a ir para a frente com esta decisão. O que acabará por ser extremamente negativo para todos nós. As repercussões nesta batalha entre os dois países poderão surgir em inúmeras formas.

Por exemplo, com o aumento considerável nos preços dos produtos Apple (que por si só já não são baratos), poderá conduzir a uma drástica redução no seu número de vendas nos EUA. Com isso, torna-se possível que a empresa necessite aumentar os seus preços em outros mercados. De forma a "compensar" as percas no mercado americano.

Infelizmente, não é só a Apple que irá ser afectada por estas novas taxas. Em suma, toda e qualquer empresa tecnológica acabará por sentir os efeitos destas taxas. Uma vez que a lista dos 172 mil milhões de euros em produtos importados incluí uma grande variedade de produtos tecnológicos, e não só.

Empresas como a Fitbit e Intel Corp já revelaram que irão também ser afectadas por estas novas taxas. A Intel foi até mais longe, afirmando que estas medidas de Donald Trump irão abrandar consideravelmente a implementação das redes 5G nos Estados Unidos.

Resta-nos aguardar para ver o que Trump acabará por realmente fazer, e quais serão os estragos causados pelas suas decisões. Uma coisa é certa, até hoje, já tivemos mais do que provas que o "Sr. Presidente" é extremamente teimoso...

Editores 4gnews recomendam:

pple iPhone XS mudará de nome

pple iPhone 2018 “versão low cost”

Apple. Touch ID no ecrã do iPhone ainda irá demorar a chegar

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.