Robôs que aprendem ao observar vídeos de atividades humanas e interações simuladas. Esta é a premissa da Meta, empresa que detém as plataformas sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, que se dedica, cada vez mais, à Inteligência Artificial (IA).
A tecnológica norte-americana anuncia assim dois avanços significativos de Inteligência Artificial e Robótica. A propósito, estas são as novidades que foram revelados ainda recentemente na Facebook AI Research (FAIR).
Em resumo, os investigadores da Meta estão a progredir na tecnologia de agentes de inteligência artificial integrados capazes de efetuarem tarefas sensório-motoras no mundo real. Tome-se por exemplo esta nova abordagem permite que robôs efetuem atividades quotidianas, como a manipulação de objetos.
Inteligência Artificial potenciada pelo novo Córtex Visual Artificial
As duas inovações anunciadas - Adaptive Skill Coordination (ASC) e Córtex Visual Artificial - vão permitir que robôs e outros assistentes de inteligência artificial operem no mundo real, sem propriamente utilizarem dados do mundo real.
Um córtex visual artificial (denominado VC-1): Um modelo de perceção individual que, pela primeira vez, suporta uma gama diversificada de capacidades sensório-motoras, ambientes e personificações.
Temos assim melhorias nos sistemas de criação de linguagem, algo similares ou pelo menos inspiradas nos modelos de aquisição de conhecimento do cérebro humano. Em seguida, podemos observar uma demonstração mais clara deste conceito.
O VC-1 está formatado para aprender através de vídeos sobre pessoas que executam tarefas diárias, a partir de um conjunto de dados Ego4D [mega plataforma agregadora de mais de 3 mil horas de gravação de vida quotidiana], criado pela Meta AI.
Isto, juntamente com outros parceiros académicos. Desse modo, o VC-1 iguala ou supera os resultados mais conhecidos em 17 diferentes tarefas sensório-motoras, em ambientes virtuais.
Para o grupo Meta, este é o "cérebro" digital quer permitirá trazer novos avanços para a área da robótica, entre outras aplicações para o nosso quotidiano.
Coordenação de movimentos aperfeiçoada pela IA
Uma nova abordagem designada como coordenação de competências adaptativas, comummente conhecidas como sensório-motoras (ASC), alcança um desempenho quase perfeito, com uma taxa de sucesso de 98%.
Tida como uma tarefa altamente desafiante, a reprodução móvel robótica em ambientes físicos consiste na deslocação em direção a um objeto, agarrá-lo, movimentar-se para outro local, colocar o objeto, e repetir.
Os desenvolvimentos foram anunciados pelo grupo Meta em publicação própria com vários vídeos a ilustrar os avanços para a robótica proporcionados pela IA.
Editores 4gnews recomendam: