Apple prepara grandes mudanças para os próximos MacBook Air

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple já anunciou publicamente a sua intenção de fazer chegar os ecrãs com tecnologia OLED a produtos como a gama MacBook e iPad Pro num futuro próximo. No entanto, segundo as mais recentes informações, a Apple estará já a preparar uma alteração substancial ao design dos computadores portáteis Apple MacBook Air.

Isto posto, caso estejam a pensar trocar de portátil Apple, ou procurem um novo MacBook Air, então aguardem - pelo menos - até à próxima WWDC 2023 a realizar-se no início de junho. Aí, contamos com mais novidades para esta popular gama de portáteis a integrar já ecrãs OLED, de qualidade superior aos modelos atuais.

Apple MacBook Air compacto pode chegar com ecrã OLED de 13,4 polegadas

Apple MacBook Air

Mais ainda, a empresa de Cupertino estará a preparar uma alteração ao tamanho geral do computador. As primeiras fugas de informação sugeriam um ecrã com as mesmas dimensões do atual Air de 13.6 polegadas com chip M2. Porém, os novos relatos apontam para uma renovação substancial não só das caraterísticas, mas também do tamanho da próxima geração.

Ao que tudo indica, teremos um MacBook Air mais compacto e de menores dimensões a chegar em 2023. Terá o mesmo processador Apple M2, tal como o atual modelo lançado em 2022, porém, o seu ecrã passará das 13,6 polegadas atuais para as 13,4 polegadas com OLED.

Próximas gerações de iPad Pro e MacBook Air adotarão os ecrãs OLED

Apple MacBook Air

Recordamos que o modelo atual - com chip M2 - chegou com um aumento do tamanho de ecrã, passando na altura de 13,3 polegadas para as 13,6 polegadas.

A alteração, aparentemente discreta, foi o resultado da expansão do ecrã útil e redução notável das margens, resultando também no notch no topo do ecrã dos portáteis atuais.

Dito isto, para um modelo mais compacto, com ecrã de 13,4 polegadas contamos com uma redução do tamanho físico do produto, facilitando ainda mais o seu transporte.

De momento, contudo a data exata de chegada deste MacBook Air mais compacto, com ecrã OLED e chip M2 não é conhecida. Ainda assim, as fugas de informação prévias, divulgadas por Ross Young, apontam para o próximo ano de 2024.

Em simultâneo, a fabricante estará também a trabalhar no sentido de dotar os próximos iPad Pro também com ecrãs OLED. Por outro lado, a próxima renovação para a linha de computadores portáteis Apple MacBook Pro não é esperada antes de 2026.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.